ESTE FORD MODEL T MOTOR CARAVAN DE 1914 PODE TER SIDO O PRIMEIRO MOTORHOME DO MUNDO

Atualmente, agora mesmo, em algum lugar do mundo, um fabricante de motorhome está fazendo o pedido de uma nova Ford Transit chassi-cabine 2022. Podemos garantir isso, uma vez que em mercados como o americano e o europeu este tipo de veículo recreativo está vivendo o seu auge.
Agora, as coisas não eram tão diferentes há mais de 100 anos, quando foi construído este motorhome Ford Model T de 1914 que aparece nas imagens. Na verdade, talvez sim, eram um pouco diferentes.
Para começar, trata-se de um modelo original, com 108 anos de idade e pode ser o veículo deste tipo mais antigo que ainda existe, de acordo com a casa de leilões Bonhams. Foi construído sob medida em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, utilizando um chassi modificado do Ford Model T que foi alongado e reforçado.
Não dizemos chassi-cabine neste caso, porque o Model T não tinha realmente uma cabine, mas uma carroceria curta. A carroceria personalizada para o motorhome incluía extras para o condutor, o que em 1914 significava basicamente uma grande janela e um sofá de couro na parte dianteira.
Quanto à carroceria, na realidade é uma casa de madeira no sentido mais amplo do termo. Exatamente isso, porque assim eram construídas as casas naquela época e assim foi fabricado este motorhome.
Os pisos são de pinho polido, com grandes tábuas madeira que servem de estrutura principal para as laterais e o teto. Em comparação com um motorhome Transit moderno, este Ford centenário é extremamente espaçoso, mas também carece de comodidades como um banheiro e água corrente.
No entanto, a contrapartida são um beliche, uma grande mesa, muito espaço de armazenamento, incluindo uma enorme cômoda de madeira, e um grande fogão a lenha para cozinhar e aquecer-se.
Segundo a Bonhams, a carroceria do motorhome foi construída por Dunton of Reading, no Reino Unido. A história deste velho Model T é um pouco confusa a partir daí, embora se acredite que foi vendido em algum momento da década de 1920 e eventualmente abandonado.
Foi redescoberto na década de 1970 em Shepperton, não muito longe de Londres, e restaurado ao seu estado original ao longo de quatro anos. Foi a leilão no último dia 10 de setembro e foi vendido por 63.250 libras esterlinas, algo em torno de 380.000 reais ao câmbio de hoje.