ESTE GENIAL MERCEDES-BENZ 190 E 2.5-16 EVOLUTION II DTM DE 1992 SERÁ LEILOADO NA ITÁLIA

No próximo dia 20 de maio a casa de leilões RM Sotheby’s colocará à venda em Villa Erba, Cernobbio, Itália, entre outras coisas, um interessante carro de corridas com um tremendo histórico, que apesar do passado em competição que tem em suas costas, está em perfeito estado de conservação.
Como podemos ver, trata-se de um Mercedes-Benz 190 E 2.5-16 Evolution II DTM do ano de 1992, que esconde um motor assinado pela Cosworth e uma preparação completa de corridas da AMG. Foi fabricado no mesmo ano que o modelo ganhou o seu primeiro campeonato alemão de turismos ou DTM.
Nascido originalmente para o mundo dos rallys, o Mercedes-Benz 190 E se converteu em um modelo esportivo de rua após o fim do Grupo B, o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16.
Como o carro vendeu bem e superou os requisitos da FIA para homologação no Grupo A, a marca quis utilizá-lo para a DTM. Em 1988 foi elevada a cilindrada do motor até os 2.5 litros (Evolution I) e começou uma cruzada para conquistar o título que duraria alguns anos, em uma época em que os BMW M3 dominavam o campeonato.
Para conseguir a cobiçada vitória foi preciso esperar o 190 E 2.5-16 Evolution II, com aerodinâmica melhorada e um grande aerofólio, que foi apresentado em 1990.
Segundo a informação do modelo que será leiloado, o motor 2.5 de origem Cosworth deste exemplar oferece uma potência de 373 cv e um torque máximo de 300 Nm, uma melhoria importante com relação ao Evolution I anterior.
O Mercedes-Benz 190 E 2.5-16 Evolution II conseguiu seu primeiro título na DTM em 1992, com Klaus Ludwig ao volante, embora a unidade à venda tenha sido pilotada por Bernd Schneider, piloto que posteriormente se converteria em cinco vezes campeão da DTM, e que terminou em terceiro naquele ano e também no seguinte, 1993.
Por enquanto a RM Sotheby’s não anunciou um preço estimado de venda, mas tratando-se de um carro de corridas tão venerado, certamente alguém acabará pagando muito dinheiro por ele.