ESTE MINI CONSTRUÍDO PELA TICKFORD SERÁ LEILOADO NO REINO UNIDO
Os anos 80 foram de exageros desmedidos em todos os sentidos também no mundo automobilístico. Boa prova disso é este Mini de 1984 transformado pela Tickford seguindo os desejos de um príncipe Saudita, que será leiloado no próximo dia 16 de abril em um evento da Bonhams em Goodwood (Reino Unido). Mas este peculiar Mini merece um repasse na história da empresa que o concebeu, apesar de sua discutível estética.
O nome anterior do encarroçador Tickford, com sede em Newport Pagnell, Reino Unido, era Salmons & Sons. Depois da 2ª Guerra Mundial era um dos principais fornecedores de carrocerias para a Lagonda após David Brown ter adquirido a Aston Martin e a Lagonda em 1947. Durante anos a Tickford era a encarregada de fornecer as carrocerias para vários modelos da Aston Martin e em 1954 passou a fazer parte do império de David Brown. Os altos e baixos financeiros do grupo fizeram com que em 1990 os diretores da Tickford a convertessem em uma empresa independente, o que evitou a sua quebra, ficando desvinculada da Aston Martin.
Embora em 1984 a Tickford se dedicasse a fabricar carrocerias apenas para a Aston Martin e não fizesse personalizações para outras marcas, está claro que a influência do príncipe saudita como bom cliente da casa foi suficiente para que eles se envolvessem na transformação deste Mini. Os faróis retangulares duplos, empilhados na vertical, a grade fechada e o spoiler dianteiro eram os elementos mais chamativos. Está claro que esta ‘nova cara’ do Mini e seu luxuoso interior não tinham um teto de orçamento, porque alcançou as 50.000 libras esterlinas há quase 40 anos, ou seja, cerca de 310.000 reais de hoje, uma fortuna em 1984.
Podemos dizer que o habitáculo é o de um autêntico Aston Martin, já que os bancos Recaro estão estofados com o mesmo couro que era utilizado nos esportivos preferidos por 007, o mesmo com a madeira do painel. É claro que não poderia faltar um imponente equipamento de som assinado pela Clarion. Este Mini era tão excepcional que diretores da Tickford e da Aston Martin, da época em que foi construído, foram vê-lo nas instalações do cliente da Bonhams e compartilharam algumas fotografias e histórias da construção deste Mini na fábrica da Tickford. Desde então rodou apenas 13.065 quilômetros e seu preço de venda é estimado entre 68.000 e 91.000 euros.