ESTE RARO E EXCLUSIVO JAGUAR XJR-15 DE 1991 COM APENAS 2.200 QUILÔMETROS ESTÁ À VENDA

Em meados dos anos 80 do século passado, a Jaguar embarcou em um ambicioso projeto junto com Tom Walkinshaw que obteve seus frutos em 1988. Naquele ano, a marca britânica ganhou as 24 Horas de Le Mans com o Jaguar XJR-9 do Grupo C. Mas para construir aquele carro vencedor, a Jaguar Sport desenvolveu um modelo de rua do qual chegou a produzir apenas 51 exemplares. Agora, surge à venda uma delas através da Girardo & Co. Esse carro é o Jaguar XJR-15.
Estamos diante de um dos carros mais raros e exclusivos do mundo, não só porque serviu para desenvolver o modelo de competição que acabaria ganhando a corrida de resistência francesa, mas também porque só foram fabricadas 51 unidades, embora Walkinshaw tivesse previsto fabricar mais. É também o primeiro carro do mundo a ter um chassi e uma carroceria de fibra de carbono, antes do McLaren F1. Curiosamente, o designer do XJR-9 foi o mesmo do F1: Peter Stevens.
Esta unidade corresponde ao chassi número 21 dos 51 construídos, sendo, além disso, um dos 27 modelos que foram fabricados com especificações de estrada. Conta com uma transmissão sincronizada de 5 velocidades, um posto de condução ligeiramente elevado e pneus de rua e não de circuito. E o mais surpreendente: o hodômetro marca apenas 1.370 milhas (2.200 quilômetros).
O carro foi entregue novo no Japão em 1991 e permaneceu na Ásia até 2014. Depois voltou a Londres e a RM Sotheby’s o vendeu em um leilão. Seu proprietário atual o adquiriu em 2017, voltou a registrá-lo e o enviou à Forest Custom and Classics, o especialista em Jaguar, para recondicioná-lo. Ali foram realizados inúmeros trabalhos, todos eles documentados: foi trocada a bomba de água e de combustível, as mangas de eixo e os pneus, entre outras coisas.
O Jaguar XJR-15 chassi 21 conserva sua pintura azul original e nos últimos anos foi utilizado de maneira esporádica, como demonstra sua baixa quilometragem. O motor, em posição traseira, é um V12 com injeção direta de combustível e 6.0 litros que produz 450 cv. Comenta-se que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 307 km/h.