ESTE RARO PROTÓTIPO DO BUGATTI EB-110 GT DE 1994 SERÁ LEILOADO NOS ESTADOS UNIDOS

A história do Bugatti EB-110 está marcada por um desaparecimento precoce provocado pela bancarrota da empresa em 1996. Foram fabricadas apenas 139 unidades e alguns poucos protótipos, dos quais alguns foram submetidos a exigentes testes por estrada e outros ficaram totalmente destruídos nos testes de choque. No entanto, existem alguns poucos privilegiados que sobreviveram ao programa de desenvolvimento com muito pouco uso. O veículo que aparece nas imagens é um desses exemplares, um raro protótipo do Bugatti EB-110 de 1994 que está prestes a ser leiloado.
A série de protótipos do EB-110 foram divididos em dois grupos. O primeiro era montado sobre um chassi de alumínio, e o segundo sobre um de fibra de carbono. A cada protótipo eram atribuídos números de chassi cujo prefixo era uma letra: ‘A’ para alumínio (1990-1991) e ‘C’ para fibra de carbono (1991-1992).
Este exemplar em particular pertence ao segundo grupo, com o número de chassi 39012 e montado originalmente em 1992. Foi construído sobre um chassi de carbono levando o número 12 da empresa francesa aeroespacial Aérospatiale. Sua carroceria recebeu um acabamento verde metalizado e o habitáculo foi estofado com couro cinza. Curiosamente, este protótipo não foi destinado ao programa de testes, mas para ser exibido em uma série de exposições da Bugatti.
Em 1994, o protótipo EB-110 GT recebe uma nova cor exterior Bugatti Blue. Neste mesmo ano foi escolhido para cumprir com os requisitos de testes de emissões na Suíça e nos Estados Unidos, de modo que os engenheiros realizaram modificações no motor, nos injetores, no sistema de escape e no tanque de gasolina.
Com a quebra da Bugatti em 1996, o veículo passou para mãos privadas. Foi registrado na Itália e recebeu um motor de reposição restaurado, enquanto que o interior voltou a ser estofado em cinza claro com molduras de tons complementares. Também recebeu alguns detalhes para que se parecesse às versões de produção, como uma grade traseira Super Sport e um novo jogo de rodas.
No ano de 2000 foi vendido a um proprietário privado da Holanda que o manteve durante 14 anos. Em 2014 foi parar na Alemanha. Um ano mais tarde volta a ser vendido, nesta ocasião a um colecionador americano de Chicago, que o conservou em seu estado original e apenas realizou um serviço completo e uma regulagem.
Agora, este raro protótipo do Bugatti EB-110 GT de 1994 será leiloado no próximo dia 5 de março em Amelia Island (Florida) através da RM Sotheby’s. Nesse momento, o protótipo acumula apenas 1.095 quilômetros e provavelmente será uma das principais atrações do evento. Na verdade, os especialistas da casa de leilões estimam um preço de venda entre 2.0 e 2.5 milhões de dólares.