ESTE SKODA OCTAVIA RS ALCANÇOU 365.4 KM/H E AINDA OSTENTA O RECORDE
Há exatamente 10 anos, a Skoda pegou um Octavia RS modificado e o levou às famosas salinas de Bonneville nos Estados Unidos para tentar de registrar um recorde.
No comando deste Skoda Octavia RS especialmente preparado estava o jornalista Richard Meaden que levou o automóvel até as 227.08 mph - 365.4 km/h.
O modelo se converteu oficialmente no automóvel de produção de indução forçada de 2.0 litros mais rápido, registrando essa velocidade e sendo a mesma aprovada pela Associação de Cronometragem do Sul da Califórnia (SCTA).
Para celebrar a ocasião, a Skoda completou uma restauração do Octavia RS 2011, devolvendo-o à mesma especificação que completou o percurso final ao longo das salinas.
Embora o Octavia ‘Salt spec’ de 2011 tenha se convertido no primeiro Skoda a manter um recorde oficial de velocidade em terra, o objetivo original era romper a barreira das 222 mph.
Originalmente, a unidade do recorde era um Skoda Octavia RS 2.0 TSI que estava destinado à frota de testes e imprensa, mas que acabou no projeto Bonneville. Embora estivesse baseado na mecânica TSI, a unidade requereu grandes modificações para o recorde.
Entre as melhorias foram incluídos um sistema de injeção modificado para entregar mais combustível ao motor (oito injetores) e um sistema de refrigeração com um radiador de 10 litros.
A transmissão instalada contava com engrenagens mais longas procedentes de um Octavia GreenLine. Os discos de freio e as pinças foram dispensados e foram substituídos por um paraquedas para garantir que o automóvel pudesse parar de maneira segura na superfície de sal.
Embora os anos tenham passado, a Skoda ainda mantém o recorde de velocidade em terra na categoria G/PS.