ESTES SÃO OS AMBICIOSOS PLANOS DA KIA: UMA LINHA DE 14 MODELOS ELÉTRICOS ANTES DE 2027

A KIA está muito focada na eletrificação e esta semana compartilhou seu roteiro e seus planos até 2030.
A KIA também comunicou seus quatro objetivos empresariais chave até 2030 e que são: acelerar a eletrificação e atingir vendas anuais de 1.2 milhões de unidades de veículos elétricos de bateria (BEV); alcançar 4 milhões de veículos vendidos, incluindo mais de 2 milhões de modelos respeitosos com o meio-ambiente; estender as funções de conectividade e as tecnologias de circulação autônoma a todos os veículos novos; e converter-se na marca número um no mercado mundial de veículos para aplicações específicas (purpose-built vehicle PBV).
A KIA aumentará a proporção de carros ecológicos dos 17% das vendas mundiais em 2022 para 52% em 2030.
Nos principais mercados com fortes normas meio-ambientais e uma crescente demanda de veículos elétricos, como Coreia, Estados Unidos, Europa e China, a KIA planeja aumentar sua porcentagem de vendas de carros ecológicos até 78% em 2030.
A partir de 2023, a KIA projetou lançar pelo menos dois veículos a cada ano e ter em 2027 uma linha completa de 14 BEV. Com relação ao seu plano anterior de comercializar 11 modelos até 2026, a KIA adicionará duas pick-ups elétricas, uma delas especificamente elétrica e a outra um modelo estratégico para os mercados emergentes, assim como um modelo de acesso BEV.
A KIA se propôs a reafirmar sua liderança no mercado dos veículos elétricos com o EV9, cujo lançamento está previsto para 2023. Embora o EV9 seja um SUV de grande tamanho, com um comprimento total por volta de 5 metros, pode proporcionar uma excelente aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e uma autonomia de aproximadamente 540 km com uma carga completa. Também é capaz de oferecer 100 km de autonomia com uma carga de 6 minutos.
Os diferentes centros de produção evoluirão para realizar este crescente volume de veículos elétricos. A Coreia será o centro mundial de pesquisa, desenvolvimento, produção e fornecimento de veículos elétricos, enquanto que outros centros do mundo fabricarão modelos estratégicos para cada mercado. A Europa, por exemplo, produzirá veículos elétricos pequenos e médios a partir de 2025. Nos Estados Unidos, onde os SUVs e as pick-ups de tamanho médio são muito populares, as versões elétricas destes modelos serão produzidas localmente a partir de 2024. Na China, a KIA tem previsto introduzir veículos elétricos de tamanho médio a partir do ano que vem, e na Índia, modelos de entrada e de tamanho médio a partir de 2025.
A KIA estabelecerá uma estratégia de fornecimento e demanda de baterias, além de atualizar sua tecnologia. Espera-se que a demanda de baterias aumente significativamente, de um total de 13 GWh para 119 GWh em 2030, devido ao incremento das vendas de veículos elétricos.
A partir de 2025, todos os novos KIA estarão equipados com funções de conectividade. Com a disponibilidade dos serviços de atualização de software OTA e funções sob pedido FoD em toda a linha KIA, os clientes poderão manter seus veículos atualizados com diversas características e tecnologias.
Isso faz parte do programa da KIA para encontrar novas oportunidades de negócio baseadas no software e nos serviços de conectividade. A KIA espera que estes serviços desempenhem um papel importante em diversos âmbitos da mobilidade, como o carro compartilhado, os veículos de transporte com condutor e os serviços de distribuição. A linha KIA de tecnologias para circulação autônoma, denominada ‘AutoMode’, se estenderá rapidamente a todos os modelos, começando com o EV9 em 2023.
Será possível otimizar o desempenho do KIA AutoMode através de atualizações por indução e irá melhorando na medida que se desenvolva a tecnologia. Também incluirá a função Highway Driving Pilot, que tornará possível a circulação sem intervenção do condutor em trechos de autopista.
Para 2026, todos os novos modelos lançados nos principais mercados estarão disponíveis com a tecnologia de circulação autônoma AutoMode, com uma taxa de adesão que se espera que supere 80%. No longo prazo, a empresa tem previsto seguir melhorando a função AutoMode e implementar a tecnologia de circulação completamente autônoma.