ESTES SÃO OS FINALISTAS DO PRÊMIO CARRO DO ANO DA EUROPA 2023

De 45 veículos para apenas 7. Os juízes do prêmio Carro do Ano da Europa 2023 já escolheram os finalistas, que curiosamente são todos SUVs ou crossovers, exceto um modelo, o ID. Buzz, uma van elétrica.
Os outros seis candidatos são: Jeep Avenger, KIA Niro, Nissan Ariya, Peugeot 408, Renault Austral e Subaru Solterra/Toyota bZ4X. O Avenger é o mais recente de todos e foi colocado à venda no último mês de outubro.
A entrega do prêmio acontecerá em uma cerimônia que será celebrada no dia 13 de janeiro de 2023 no Salão de Bruxelas. Portanto, já não será em Genebra, como se fazia tradicionalmente antes da pandemia, de modo que muda o lugar, mas não as regras do jogo. Portanto, se mantém o júri composto por 61 jornalistas europeus.
A Stellantis está representada por dois veículos, o próprio Avenger e o Peugeot 408. O primeiro é um SUV elétrico, que em alguns mercados também pode ser adquirido com motor a gasolina, enquanto que o segundo representa uma curiosa mescla de sedan, crossover e perua.
Entre os veículos 100% elétricos, se encontram o Nissan Ariya, o Subaru Solterra/Toyota bZ4X e o Volkswagen ID. Buzz. Se o modelo alemão ganhar o prêmio, significará uma vitória histórica, já que o prêmio nunca foi conquistado por uma van.
Cada um tem suas qualidades e todos são veículos importantes para suas respectivas marcas, tanto pela imagem como pelos volumes de vendas, de modo que parece uma decisão complexa.
Não parece normal que este ano tenha menos veículos 100% elétricos entre os finalistas em comparação com o ano passado. Lembrando que seis dos sete candidatos em 2022 eram impulsionados com um motor sem combustão interna.
No final, o ganhador foi o revolucionário KIA EV6. Há dois anos, o triunfo ficou com a Toyota com sua nova geração do Yaris.