ESTUDANTES DA ALEMANHA APRESENTAM VEÍCULO ELÉTRICO QUE ATINGE OS 100 KM/H EM 1,779 SEGUNDOS
- Foi estabelecido um novo recorde, ainda não homologado pelo Guinness Book, para o melhor tempo na aceleração de 0 a 100 km/h em um veículo elétrico. Estudantes da Universidade de Stuttgart apresentaram um protótipo que cumpriu a marca em apenas 1,779 segundos.
Recentemente a Tesla apresentou o Model S com o “Ludicrous Mode”, que permite acelerar o sedan até aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Também está sendo preparada pelo fabricante americano de carros elétricos, a segunda geração do Tesla Roadster, que será mais veloz ainda.
Enquanto isso, outros projetos continuam demonstrando as capacidades dos automóveis movidos a eletricidade. Foi o caso de um grupo de estudantes da Universidade de Stuttgart, denominado GreenTeam Fórmula, que no aeródromo de JadeWeser, no norte da Alemanha, conseguiu acelerar um monolugar elétrico de 0 a 100 km/h em apenas 1,779 segundos. Tudo indica que este será o novo recorde para a aceleração mais rápida em um veículo elétrico, mas ainda falta que o registro seja homologado pelo Guinness Book of Records.
O protótipo apresentado pelos estudantes alemães, que pode ser visto no vídeo abaixo, utiliza um motor elétrico de 134 cv, com o segredo para a tão rápida aceleração estando também em sua estrutura com um peso total de apenas 160 kg. Isto significa que o automóvel apresenta uma relação de peso-potência de 0,837 cv/kg, um número que está acima do híbrido recordista de Nürburgring, uma vez que o Porsche 918 Spyder com 887 cv e 1624 kg consegue apenas uma relação de 0,529 cv/kg. É necessário lembrar que se tratam de dois carros bem diferentes. Outra comparação que pode ser feita é com os monolugares da Fórmula E, que apresentam uma potência de 270 cv e um peso de 896 kg, demorando três segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.