FÁBRICA DA KIA NA ESLOVÁQUIA ATINGE UM NOVO RECORDE DE PRODUÇÃO

O sucesso comercial da KIA em território europeu se deve à planta de produção localizada em Zilina, na Eslováquia. A marca coreana foi um dos primeiros fabricantes a se instalar nesta região da Europa, com o claro objetivo de atingir os postos mais altos dos rankings de vendas, fabricando modelos concebidos especialmente ao gosto do cliente europeu e com um alto nível de qualidade.
Uma fábrica onde podem ser produzidos até 8 modelos diferentes na mesma linha de montagem, que conta com um comprimento de 7.5 quilômetros, o que dá uma ideia do volume que manejam. Inaugurada e funcionando desde o final de 2006, conta com 3.700 empregados, o que permitiu que a marca alcançasse um marco em quase 17 anos em funcionamento: 4 milhões de carros produzidos, entre os quais figuram os KIA Ceed, Ceed Tourer, XCeed e ProCeed, além do Sportage.
O SUV foi quem recebeu o prêmio por tal cifra. Uma autêntica conquista se considerarmos que o primeiro milhão de unidades foi conseguido em 2012. Cifras que pretendem ser ampliadas em um futuro bem próximo, graças a um recente investimento de mais de 70 milhões de euros dedicados à produção de novos motores a gasolina de baixa cilindrada e ao novo diesel de 1.6 litros da série ‘Smartstream’.
A Eslováquia tornou-se uma das regiões europeias com uma elevada presença de plantas de produção das principais marcas, estando pela região a Skoda, Audi, Volkswagen, Bentley, Porsche, Jaguar Land Rover e Stellantis. Oito fabricantes que produziram mais de um milhão de unidades no país em 2018, e a isso se soma também a presença de numerosos fornecedores do setor automotivo.
A Eslováquia é um dos países europeus que dispõe de uma grande extensão e que se colocou a serviço dos fabricantes. Os baixos custos de mão-de-obra, uma grande rede de comunicações por estrada e a ausência de travas burocráticas permitiram que a Eslováquia se tornasse uma das referências no continente.