FERRARI F296 GTB BY ZACOE: DIETA RICA EM FIBRA DE CABONO
Em meados de 2022, a Ferrari apresentou o primeiro automóvel de 6 cilindros para um modelo de estrada de sua história. O Ferrari F296 GTB nasceu para posicionar-se acima do F8 Tributo e hoje a Zacoe mostra sua atrativa proposta para o esportivo italiano. O Ferrari F296 GTB do preparador taiwanês oferece novidades estéticas, mas não mecânicas.
Dizem que o F296 GTB é o carro mais divertido de conduzir na linha de produtos da casa de Maranello. Não podemos confirmar nem desmentir isso, mas seu motor V6 híbrido de 2.9 litros é promissor. Trata-se do primeiro esportivo moderno da marca com motor de 6 cilindros e a verdade é que suas cifras são bem interessantes.
Graças a seus 663 cv e 221 cv/l, o motor a combustão V6 do F296 GTB marca um novo recorde de potência específica para um automóvel de produção em série. Esse propulsor se combina com um motor elétrico na parte traseira capaz de entregar até 122 kW (167 cv). No total, uma potência de 830 cv e 740 Nm de torque. No entanto, sua estética é igualmente atraente?
Esteticamente, o F296 GTB do especialista tem tudo o que caberia esperar de um bom garanhão italiano. Como sabemos, o preparador taiwanês não é alheio a Maranello e já apresentou pacotes aerodinâmicos similares para outros modelos como o Ferrari SF90, o F488 GTB e o F8 Tributo. Assim como estes, exibe uma chamativa carroceria de fibra de carbono com novos apêndices aerodinâmicos.
Está acabada na cor vermelho com diversos contrastes em fibra de carbono exposta. Inclui um splitter dianteiro maior, um jogo de saias laterais, um capô ventilado e extensões do difusor. Sem dúvida, o mais chamativo são os para-lamas estendidos. Exibem amplas entradas de ar na parte dianteira e seguem as sinuosas linhas do esportivo na traseira, fundindo-se com um aerofólio mais pronunciado.
Todos os componentes foram projetados com a finalidade de reduzir o peso e aumentar a carga aerodinâmica, além de produzir um impacto visual único. Este F296 GTZ (Gran Turismo di Zacoe), como foi batizado pelo especialista, tem referências estilísticas ao clássico F250 LM, embora sua aerodinâmica se inspire nos modernos carros de corridas da Ferrari.
Arrematam o conjunto um novo jogo de rodas de liga leve. Como cereja do bolo, a altura total do esportivo surge rebaixada graças a um novo sistema de suspensão com molas esportivas específicas.