FERRARI F328 GTS MICHALAK CONCISO, UM EXEMPLAR ÚNICO À VENDA

Na década de 90 houve uma revolução no âmbito do design, o biodesign, uma corrente estilística que baniu as linhas retas e os ângulos que durante duas décadas haviam sido o fio condutor de todos os departamentos de design da indústria automobilística.
Baseando-se em linhas curvas, o biodesign se caracterizava por implementar transições muito suavizadas entre diferentes planos e painéis, eliminando completamente a necessidade de ângulos marcados. O carro que aparece nas imagens é um dos melhores exemplos desse tipo de design, em que apesar de contar com uma linha em cunha muito marcada, encontramos apenas arestas.
O Michalak Conciso foi um concept apresentado por Bernd Rudiger Michalak em 1989 e embora não pareça, debaixo dessa atrevida carroceria roadster se encontra um Ferrari F328 GTS. Utilizando o chassi e a mecânica do esportivo de motor central italiano, Michalak criou uma atrativa carroceria do tipo roadster, cujas linhas parecem ter suportado extraordinariamente bem a passagem do tempo.
O chassi e a mecânica V8 de 3.2 litros se mantiveram intactos, por isso conta com as mesmas especificações do Ferrari doador, ou seja, o motor V8 desenvolve 270 cv, mas com a nova carroceria perdeu cerca de 30% de seu peso, portanto, seu desempenho melhora sensivelmente em relação ao Ferrari original, é capaz de alcançar os 100 quilômetros por hora em menos de 5 segundos e sua velocidade máxima é de 278 km/h.
Não conta com arcos anticapotamento (santantonio) nem para-brisas, portanto, é necessário utilizar um capacete para poder dirigi-lo, no entanto, um dos proprietários do Conciso nesses últimos anos o registrou na Bélgica, então o modelo pode ser utilizado legalmente na Europa.
Foi fabricado somente um exemplar e este será leiloado pela casa RM Sotheby’s em Mônaco ainda este mês, mas por enquanto não foi revelado o preço estimado que o carro poderá alcançar.