FERRARI PERDE A EXCLUSIVIDADE SOBRE O NOME TESTAROSSA

A Ferrari perdeu a exclusividade sobre o nome de um dos modelos mais emblemáticos da sua história: a denominação Testarossa, utilizada no modelo esportivo produzido entre 1984 e 1996.
Segundo o jornal alemão Zeit und Spiegel, a marca italiana foi obrigada a renunciar aos direitos da denominação depois de uma ação judicial impetrada por um fabricante de brinquedos na Alemanha, a Autec AG.
O tribunal de Düsseldorf decidiu atribuir o registro do nome à empresa alemã, baseando a sua decisão no fato de a Ferrari não utilizar o nome Testarossa há mais de duas décadas.
Em sua defesa, a marca italiana argumentou que continua dando assistência e vendendo peças para a restauração dos modelos Testarossa, mas o tribunal considerou que isso não era o suficiente para manter a exclusividade, uma vez que esses serviços eram prestados pela Ferrari e não por uma entidade denominada Testarossa.
“Uma marca tem que ser utilizada para poder ser protegida, algo que, neste caso, a empresa não fez”, pode ler-se no comunicado, citado pelo pessoal da Motortrend.
A Ferrari ainda pode apelar da decisão. Se não apelar, o nome Testarossa poderá ser utilizado para qualquer finalidade pela empresa alemã, que fabrica brinquedos, entre eles algo como o antigo ‘autorama’.