FISKER OCEAN: O RIVAL DO TESLA MODEL Y JÁ ESTÁ QUASE PRONTO
Depois de ser absorvida por investidores chineses, a antiga Fisker Automotive que todos conhecemos pela apresentação do Karma não teve outra escolha que separar-se completamente de seu fundador, Henrik Fisker, que seguiu adiante em sua busca por oferecer veículos elétricos de alto rendimento com uma nova empresa que também leva o seu sobrenome, e que já adianta sua última criação.
A primeira resposta a esta nova etapa empresarial foi a apresentação do Fisker EMotion, um modelo que foi exibido no CES de Las Vegas em 2016, anunciando mais de 600 quilômetros de autonomia e um nível 4 de condução autônoma, entre outras coisas. Apesar de sua chegada ao mercado ter atrasado por culpa da tecnologia das baterias que dispõe, isto não foi impedimento para que a empresa já fosse trabalhando em um novo projeto dos mais interessantes.
Por enquanto se desconhecem a maioria dos detalhes deste produto, mas já se sabe que o Fisker Ocean será revelado no próximo dia 4 de janeiro e será apresentado como um SUV totalmente elétrico que chegará para tornar as coisas mais difíceis para determinados rivais como o Tesla Model Y. Para poder conseguir isso, optou-se por desenvolver um veículo de preço razoável, com um valor inferior aos 40.000 dólares e uma autonomia que rondará os 500 quilômetros, graças à presença de baterias com uma capacidade de 80 kWh.
Grande parte de seu design continua sendo um mistério, embora as últimas fotos divulgadas pela própria empresa já deixam contemplar seus traços mais destacados, algo que já pudemos apreciar com as imagens em redes sociais que já mostramos há algum tempo. Especificamente, podemos contemplar tanto a parte dianteira como a traseira, com uma estética musculosa que vem acompanhada por proeminentes para-choques, uma grade inferior de grandes dimensões, luzes diurnas nas laterais e grupos ópticos afilados que estão unidos através de uma pequena tira de LED. Na traseira, por sua vez, observamos uma tampa lisa de grandes dimensões e lanternas muito delgadas que se estendem na horizontal. Tudo isso com o emblema do fabricante e o nome do veículo no meio.
Por último, em relação à parte mecânica podemos dizer que o futuro SUV da Fisker será propulsionado por dois motores elétricos, situados um em cada eixo, oferecendo desta maneira tração nas quatro rodas. A venda deste modelo não será realizada através de concessionários, mas em lojas online que ainda se desconhecem seus detalhes. Será preciso aguardar o próximo ano para conhecer todos os meandros de um modelo que não chegará ao mercado antes de 2021.
Outra das características deste crossover será seu teto panorâmico elétrico que incluirá painéis solares que terão como objetivo a carga da bateria. A empresa também confirmou que o habitáculo será muito espaçoso e que contará com uma grande tela frontal para controlar o sistema de infotainment. Na época, Henrik Fisker havia descrito este veículo como: “desejável, luxuosamente resistente e ecológico, que será accessível para pessoas de todos os Estados Unidos e do mundo”.
Por enquanto se desconhece onde será produzido este modelo, mas Fisker comentou que os testes com protótipos começarão antes do final deste ano. A empresa também trabalha no desenvolvimento das baterias de estado sólido.