FISKER PEAR CONCEPT: ADIANTANDO O MODELO ELÉTRICO DE ACESSO DA MARCA AMERICANA
A Fisker segue trabalhando para completar sua oferta de veículos disponíveis e, embora estejam muito atrasados com as entregas do Ocean, os planos anunciados são bastante ambiciosos. A empresa pretende colocar em circulação até quatro modelos a mais em questão de dois anos, e este Fisker Pear busca converter-se no modelo de acesso à linha elétrica da marca.
O crossover compacto elétrico chegará ao mercado em julho de 2025 e terá versões RWD e AWD, uma versão Extreme centrada no desempenho e muitas características interessantes. A produção será realizada na fábrica da Foxconn em Ohio, Estados Unidos. A nível estético, segue a linha da marca, exceto pela sua particular tampa do porta-malas.
Este porta-malas ‘Houdini’ se caracteriza porque a tampa traseira desaparece dentro do para-choque traseiro, o que permite um acesso mais fácil à área de carga (veja o vídeo). A Fisker afirma que o funcionamento será muito mais rápido na versão de produção em comparação com o protótipo. Também existe um segundo porta-malas frontal, onde habitualmente está o motor.
O carro mede 4.550 mm de comprimento, portanto, se caracteriza por ter uma carroceria compacta. Além disso, encontramos rodas de 20 polegadas de série (22 polegadas opcionais), faróis LED divididos, um para-brisa envolvente, painéis solares montados no teto e lanternas traseiras LED que rodeiam o vidro traseiro. Os retrovisores na versão de produção serão tradicionais.
O interior tem uma distribuição simples com ausência de peças móveis. Será oferecido em configurações de 5 e 6 lugares, sempre com duas filas de bancos. No painel vemos uma pequena tela táctil de infotainment que também faz as vezes de instrumentação. Será oferecida uma tela giratória opcional de 17.1 polegadas, junto com o ‘Modo Salão’. Os materiais utilizados são reciclados e de origem biológico.
O Fisker Pear conta com um chassi de aço e apresenta 35% a menos de peças em comparação com um veículo elétrico convencional do seu tamanho. Será oferecido em versões RWD de um só motor ou AWD com dois motores. A Fisker ainda não anunciou as cifras de produção, mas sabemos que o AWD será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos.
O fabricante também anunciou uma versão ‘Extreme’ de alto desempenho. A Fisker oferecerá duas opções de bateria para o Pear, com um alcance estimado de 320 e 560 quilômetros, respectivamente. Por último, destacar que será o primeiro modelo com o computador de alto desempenho Fisker Blade, que está projetado para ser eficiente e ciberseguro.