FORD EDGE ESTREIA SISTEMA DE TRAÇÃO TOTAL COM ‘INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL’

O novo sistema de tração total desconectável do recém-revelado Ford Edge 2019 é automático e, além disso, inteligente, pois é o próprio sistema que decide quando se acionam ou não as quatro rodas motrizes. Daí a marca ter utilizado a expressão ‘Inteligência Artificial’ para referir-se ao sistema.
O novo Ford Edge 2019 foi apresentado no início desse ano, como uma grande atualização da geração atual (a segunda do modelo), com um leve facelift estético e uma grande atualização a nível técnico, incluindo uma nova transmissão automática de oito velocidades e um novo sistema Stop&Start. Em janeiro, durante o Salão de Detroit 2018 foi apresentada a versão para o mercado americano, enquanto que em março, durante o Salão de Genebra 2018, foi revelada a versão que chegará ao mercado europeu.
O novo sistema inteligente de transmissão está disponível para todas as versões da linha Edge 2019 que contam com tração total, pois também há versões 2WD. Esse sistema se denomina ‘all-wheel-drive disconnect’ e conta com um ‘cérebro eletrônico’ que decide em que momento devem ser acionados ou não os dois eixos. O motivo não é outro senão maximizar a aderência e economizar combustível.
O sistema é comandado por um algoritmo que usa processos de ‘lógica difusa’ para operar, e que se alimenta das leituras dos múltiplos sensores do veículo. Em sua descrição a Ford usa como exemplo que as quatro rodas motrizes não são acionadas por algo tão simples quanto ter ativado os limpadores de para-brisa, pois isso seria um claro sintoma de chuva. No entanto, o sistema toma decisões baseadas em múltiplos parâmetros e a leitura dos numerosos sensores que dispõe o veículo. Embora não tenha detalhado muito mais do funcionamento do sistema.
Segundo descreve a marca, o sistema pode detectar em somente 10 milissegundos a necessidade de acionar o não os dois eixos, sendo capaz de distribuir todo o torque do eixo dianteiro ao traseiro se for necessário.
O sistema ‘all-wheel-drive disconnect’ é somente uma das medidas do novo Edge 2019 para reduzir ao máximo o consumo de combustível e as emissões. Também há a nova transmissão de oito velocidades com desenvolvimentos mais longos, que também conta com um sistema de aquecimento com lubrificante específico para esse modelo e o novo sistema Stop&Start automático.