FORD F-150 LIGHTNING: UMA PICK-UP ELÉTRICA PARA ENTRAR EM UMA NOVA ERA

A esperada pick-up elétrica da Ford já é uma realidade. O fabricante de Dearborn está pronto para entrar em uma nova era usando um dos carros-chefes que podemos encontrar em sua linha. A Ford F-150 é uma referência em seu segmento e as cifras de vendas assim o atestam. É por isso que fazia todo o sentido do mundo que sua primeira pick-up totalmente elétrica e de produção em série fosse da F-Series. O resultado chega com a nova Ford F-150 Lightning.
O desembarque da nova F-150 elétrica significa também a recuperação da denominação comercial Lightning, que a Ford escolheu para fazer referência a um veículo plug-in e de zero emissões que será chave e determinante em diversos mercados. E tudo indica que será um dos rivais a ser batido naqueles lugares onde as pick-ups são um produto de massas.
Para o desenvolvimento deste modelo elétrico foi tomado como ponto de partida a nova geração da F-150. E mais, a própria Ford assegura que está baseada na força do DNA de design da F-Series. Agora, com relação aos traços mais distintivos da nova F-150 Lightning basta dar uma rápida olhada nas imagens.
Os elementos chave são as barras de luzes LED disponíveis na parte dianteira e traseira, além de três novos desenhos de grade. As alterações realizadas no design permitiram criar a F-150 mais aerodinâmica da história. As melhorias nos estribos, capô e telas, foram determinantes neste aspecto. Também foi instalado o sistema Zone Lighting que permite iluminar uma zona específica em torno do veículo, com uma atuação de 360º.
Para a carroceria da F-150 Lightning foi utilizada uma liga de alumínio de grau militar e a estrutura foi melhorada para poder suportar o peso da bateria. Aliás, debaixo do capô, assim como ocorre com muitos elétricos, há um porta-malas que acomoda um volume de carga de 400 litros.
Apesar de sua condição de veículo elétrico, a nova F-150 Lightning não compromete o espaço disponível no habitáculo. Foi mantido o espaço disponível no habitáculo assim como na zona de carga.
Quanto ao interior da nova F-150 elétrica somos envolvidos por um ambiente digital e conectado. O sistema de infotainment SYNC 4A faz sua estreia para os níveis de acabamento Lariat e Platinum. Caracteriza-se por dispor de uma enorme tela táctil de 15.5 polegadas. Também pode ser manejado através de comandos de voz e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A plataforma multimídia está adaptada ao sistema de propulsão elétrico. Além disso, entre a lista de serviços digitais online disponíveis há algumas ferramentas exclusivas, como a possibilidade de consultar os pontos de carga mais próximos. Também há um assistente de rotas para estabelecer o rumo ideal considerando as estações de recarga. O quadro de instrumentos é digital, seu tamanho alcança as 12 polegadas e a interface é personalizável para dar prioridade às informações mais relevantes.
Por tratar-se de um veículo elétrico, o que é realmente importante se esconde em suas entranhas. A Ford confirmou que a nova F-150 Lightning estará disponível junto a dois tamanhos de bateria de íons de lítio. Uma de faixa padrão que oferece uma autonomia de 370 km, e outra de faixa estendida que permite rodar 483 km com uma só carga. As cifras de autonomia são estimadas segundo a EPA.
Desenvolve uma potência de 571 cv (563 hp) e 1.050 Nm de torque máximo. Graças a isso é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 4 segundos, sempre quando estiver equipada com a bateria de faixa estendida.
O sistema de tração 4x4 garante um elevado desempenho todo-terreno. Um seletor de modos de condução permite escolher entre quatro perfis: Normal, Sport, Off-Road e Tow/Haul. As partes baixas do veículo dispõem de uma proteção que permite manter segura a bateria. Os motores elétricos também estão protegidos. A capacidade de carga útil é de 907 kg no modelo standard e a capacidade de reboque alcança os 4.535 kg.
O novo Ford Intelligent Backup Power estreia com a nova F-150 Lightning. Este sistema permite converter a pick-up em uma fonte de energia para o lar. Tem a capacidade de descarregar 9.6 kW de energia. É muito útil para, por exemplo, manter as luzes da residência acesas e eletrodomésticos em funcionamento no caso de um apagão elétrico. Uma vez restabelecido o serviço elétrico a pick-up volta a recarregar sua bateria.
A F-150 Lightning de faixa estendida pode proporcionar energia para todo o lar por até três dias, ampliável a dez dias se o uso da energia for racionado. Além disso, repartidos pelo veículo estão disponíveis diversas tomadas e conectores que podem ser usados para alimentar dispositivos eletrônicos e ferramentas elétricas.
Com relação à sua chegada ao mercado, embora a apresentação da nova F-150 Lightning já tenha ocorrido, ainda falta bastante tempo para vê-la nos concessionários. Sua chegada está fixada para o segundo trimestre de 2022. Estará disponível em quatro versões e duas opções de bateria. Será comercializada em mais de 2.300 concessionários de Ford com certificação EV.
A produção em série será realizada nas instalações da Ford em Detroit (Estados Unidos). A empresa fez um investimento milionário para poder fabricar a F-150 elétrica. Um investimento que significará a criação de 500 novos postos de trabalho.