FORD F-150 SVT LIGHTNING: A PRECURSORA DAS PICK-UPS ESPORTIVAS

A Ford F-150 Raptor é uma pick-up esportiva que já faz alguns anos é referência dentro de seu segmento. A Raptor ajudou a popularizar as pick-ups além do seu mercado principal (Estados Unidos), e a lançar produtos tão espetaculares como a RAM 1500 TRX. Mas não é a primeira de sua classe. Na verdade, há quase três décadas que o Special Vehicle Team (SVT) da Ford começou a fazer experiências com este conceito de veículo. O primeiro resultado foi a Ford F-150 SVT Lightning de 1993.
A Lightning original (dizemos original porque a Ford reutilizou esta denominação para batizar a sua pick-up elétrica, a nova Ford F-150 Lightning) foi um projeto um pouco discreto desenvolvido pela SVT. Mas por ter sido discreto, o departamento de veículos especiais da Ford se recusou a realizar uma revisão completa do veículo. A ideia por trás desta pick-up era a de criar uma versão mais baixa, rápida e de maior desempenho da F-150, respondendo assim à Chevrolet 454 SS de 1990.
Com base na nona geração da famosa pick-up da Ford, introduzida no mercado em 1992, os engenheiros da empresa pegaram uma versão de cabine simples e começaram a melhorá-la até obter um veículo que combinasse o desempenho de um Mustang Cobra com a capacidade de uma F-150. E tudo começava equipando um potente motor e, em seguida, melhorando a parte dinâmica da pick-up.
Assim, os engenheiros da Ford instalaram debaixo do capô da pick-up um motor Windsor V8 de 5.8 litros modificado. O propulsor recebeu um eixo comando de válvulas, um corpo de acelerador maior, além de cilindros e pistões especiais do Ford GT40 com um alto conteúdo de silício e anéis mais leves. O sistema de controle do motor foi reprogramado e foi acompanhado de um sistema de escape duplo de baixa restrição com quatro conversores catalíticos. O resultado destas melhorias foi uma potência de 240 cv e um torque máximo de 460 Nm, pouco para os padrões atuais, mas suficiente para uma pick-up do início dos anos 90.
Acoplada a esta mecânica, a Ford equipou uma transmissão automática E40D e um diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro. Um raro eixo de transmissão de alumínio enviava a potência às rodas. Para completar as modificações, a Ford F-150 SVT Lightning recebeu um pacote de suspensão esportiva com amortecedores Monroe Formula GP e barras estabilizadoras maiores. A pick-up esportiva da Ford era capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 7.6 segundos e alcançava uma velocidade máxima limitada a 180 km/h.
A SVT também trabalhou para que a F-150 Lightning tivesse uma aparência mais esportiva que a pick-up padrão. Assim, eliminou os cromados exteriores e acrescentou um novo para-choque dianteiro mais baixo que ajudava a reduzir a altura visual da pick-up, apesar da suspensão Monroe já ter rebaixado sua altura. Na traseira, o para-choque metálico agora era pintado na cor da carroceria e era acompanhado de diferentes adesivos ‘Lightning’ ao redor da caçamba. Por último, um conjunto de rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus Firestone Firehawk feitos na medida completavam sua estética.
No interior da Ford F-150 SVT Lightning foram realizadas algumas modificações adicionais. O Special Vehicle Team equipou a sua pick-up esportiva com um par de bancos tipo bucket com logotipos bordados nos apoios de cabeça. Deste modo, a Lightning original era um veículo de dois lugares que era capaz de rebocar um pouco mais de 2.200 quilos. Quando foi apresentada em 1993, estava disponível apenas nas cores vermelho e preto. Em 1994 e 1995, foi adicionada a cor branco à linha de pinturas. No total foram fabricadas 11.563 unidades da F-150 Lightning.