FORD FALCON GTHO PHASE III: O CARRO MAIS CARO JÁ VENDIDO NA AUSTRÁLIA

Os leilões de carros estão no auge, obtendo recordes de tempos em tempos em todos os âmbitos. O último que foi batido foi o de carro mais caro vendido na Austrália, honra que coube a um Ford Falcon GTHO Phase III que foi leiloado por 1,3 milhões de dólares australianos, valor que ao câmbio atual corresponde a cerca de 3.8 milhões de reais.
O exemplar do modelo em questão tem 44 anos em suas costas e rodou nada menos que 20.968 quilômetros, mostra uma carroceria pintada em vermelho brilhante que está cruzada por duplas faixas pretas de maneira longitudinal na parte superior e douradas nas laterais, com cromados na frente e atrás, além de rodas com forma de estrela de cinco pontas.
Seu estado de conservação é muito bom, mas o que levou a que batesse o recorde de ser o carro mais caro vendido na Austrália foi a história que há por trás do modelo. O Ford Falcon GTHO Phase III chegou ao país em 1971, justamente quando a rivalidade entre a marca do oval azul e a Holden (GM) estava em seu clímax. Sua chegada resultou na vitória do campeonato de construtores em 1971 e 1972, e em 1973, também conseguiu algumas vitórias no Australian Touring Car Championship.
O melhor é que foram produzidos somente 300 exemplares de rua, o que fez com que sua exclusividade catapultasse. E essas três centenas de proprietários tinham um carro que na época era um rival a ser batido. Seu motor V8 de quase 400 cv lhe permitia alcançar os 225 km/h de velocidade máxima, suficiente para torná-lo o modelo de quatro portas de série mais rápido do mundo. Além disso, também teve um bom desempenho nas corridas de aceleração, já que cruzava o quarto de milha em menos de 14 segundos.