FORD FORTY-NINE CONCEPT: UMA REINTERPRETAÇÃO MODERNA E RETRO DE UM ÍCONE
No Salão de Detroit 2001, a marca de Dearborn apresentou um protótipo muito especial, chamado Ford Forty-Nine, que prestava homenagem ao Ford 1949, um modelo que começou a ser fabricado precisamente naquele ano, no final dos anos 40 do século passado.
Duas décadas depois de sua apresentação, o Ford Forty-Nine continua exibindo um aspecto muito interessante, como uma reinterpretação moderna do Ford 1949, mas com um toque verdadeiramente retro. Um coupe que sem dúvida poderíamos considerar como ‘retrofuturista’.
O modelo era equipado com um gigantesco teto de vidro, conta com estilizadas lanternas traseiras e um design lateral muito limpo, já que as maçanetas das portas estão escondidas.
Por alguma razão, a Ford decidiu prescindir da característica frente do Ford 1949, que exibia uma protuberância cromada. As rodas de liga leve, de 20 polegadas e polidas, combinavam com os diferentes elementos cromados da carroceria.
Debaixo do capô do Forty-Nine se escondia um motor V8 de 3.9 litros (AJ35), herdado do Ford Thunderbird de décima-terceira geração, que pelo menos no modelo original entregava por volta de 280 cv de potência. O protótipo, além disso, era de tração traseira.
A Ford recorreu a um design minimalista no habitáculo, como um aceno à era dos ‘hot rods’, com um console flutuante que também contribuía para a rigidez estrutural do modelo. Os quatro bancos eram forrados em couro bitom e a instrumentação do modelo também lembrava à do modelo original que serviu de inspiração.
O coupe nunca se tornou realidade, ficando como um mero protótipo de salão, mas a Ford lançou mais tarde uma versão conversível que há alguns anos foi vendida em leilão por cerca de de 60.000 dólares, que deve estar hoje em mãos de algum particular.