FORD FUSION HYBRID AUTÔNOMOS CIRCULAM NA ESCURIDÃO TOTAL

A Ford testou durante uma noite e em completa escuridão, os Fusion Hybrid, veículos específicos de pesquisa de condução autônoma, como parte do desenvolvimento dos sensores LiDAR que emitem 2,8 milhões de impulsos laser por segundo para verificar com precisão o ambiente circundante.
O resultado demonstrou a capacidade de desempenho além dos limites do condutor humano - um desenvolvimento importante na medida em que mostra que, mesmo sem câmeras (que dependem da luz), o LiDAR da Ford é capaz de funcionar ao longo de estradas cheias de curvas.
Nos Estados Unidos, os dados da autoridade nacional de segurança rodoviária ‘National Highway Traffic Safety Administration’ mostram que a taxa de acidentes fatais com os passageiros dos veículos durante a noite é cerca de três vezes superior à taxa durante o dia.
“Graças ao LiDAR, os veículos de testes não dependem da luz do sol, nem de câmeras que detectem as faixas pintadas no asfalto”, afirmou Jim McBride, responsável técnico da Ford para os autônomos. “De fato, o LiDAR permite que os veículos autônomos andem tão bem no escuro assim como andam durante a luz do dia”, concluiu.
Para circular no escuro, os veículos da Ford usam mapas 3D de alta resolução, completos e com informações sobre a estrada, marcações de estrada, geografia, topografia e marcos como sinais, edifícios e árvores.
Para o teste no deserto, os engenheiros da Ford usaram óculos de visão noturna para acompanhar o Fusion dentro e fora do veículo - e a visão noturna permitiu-lhes ver uma grade de feixes de laser infravermelhos projetados em torno do veículo.
“Dentro do carro, sentia que ele se movia, mas quando olhava para fora, via apenas a escuridão”, revelou Wayne Williams, engenheiro e cientista de pesquisas. “Sentado no banco de trás, seguia a progressão do carro em tempo real monitorando pelo computador. Sem hesitação, o carro permanecia no seu caminho ao longo das estradas sinuosas”.
Depois de mais de uma década de pesquisa sobre veículos autônomos, a Ford está dedicada em alcançar a capacidade de condução completamente autônoma, a qual não requer a intervenção do condutor e tem o controle do veículo.
Este ano, a Ford triplicará a sua frota de autônomos de testes, aumentando o seu número para cerca de 30 modelos Fusion Hybrid de quatro portas, para testes em estradas na Califórnia, Arizona e Michigan, nos EUA.