FORD FUSION SOBREVIVERÁ UM POUCO MAIS QUE O ESPERADO

No início do ano passado a Ford surpreendeu a todos com sua decisão de eliminar todos os turismos de sua linha americana, ou seja, todos os modelos do tipo sedan e hatchback, deixando somente o Mustang e o então recém apresentado Focus Active como únicos carros de passeio no catálogo da marca, composto em sua maioria por modelos SUV/crossovers e pick-ups.
Embora alguns porta-vozes do fabricante confirmassem inclusive as datas de final de produção desses modelos, desde então houveram várias mudanças do plano original.
O primeiro deles foi a eliminação do novo Focus Active, uma versão ‘crossoverizada’ da nova geração do Focus. Esse modelo será fabricado na China e dali seria importado aos Estados Unidos, no entanto, a guerra de tarifas aduaneiras entre Estados Unidos e China convenceu a marca de não importar essa nova versão, nem aos Estados Unidos nem ao Canadá, deixando o Mustang como o único representante da categoria de turismos no catálogo da marca.
Agora, uma informação da publicação CarsDirect assegura que um porta-voz da marca lhes confirmou que o Ford Fusion não será eliminado antes do modelo 2020, embora não revelasse a data do final de sua fabricação. O atual Ford Fusion recebeu uma atualização no modelo 2019 que foi apresentado precisamente durante o primeiro trimestre do ano passado, assim, entendemos que o modelo que pode ser encontrado atualmente nos concessionários americanos sobreviverá um pouco mais que o esperado e estará presente até depois do ano de 2020.
Ainda é muito cedo para confirmar quais serão os planos da marca para além de 2020, mas entendemos que depois de ter realizado o investimento na recém estreada atualização do modelo 2019 - que incluiu o Co-Pilot360 de assistências à condução - a marca preferiu manter o modelo um pouco mais no mercado.
Essas notícias são boas também para a versão europeia desse modelo, o Ford Mondeo, que acaba de estrear uma nova atualização. A extensão de vida do Fusion não condiciona, pelo menos em princípio, os planos da marca com a versão europeia do sedan, mas se o Fusion conseguir sobreviver o suficiente para que a marca decida investir mais dinheiro nesses modelos, poderá significar uma nova vida também para o Mondeo, que devido à forte tendência SUV do mercado, hoje se encontra em baixa na Europa.