FORD QUIS RESSUSCITAR O SHELBY COBRA EM 2004 E O ÚNICO PROTÓTIPO EXISTENTE ESTÁ À VENDA

No final do século XX e início do século XXI, os designs de estilo retro inspirados em modelos do passado eram uma tendência. Isso propiciou que surgissem modelos de estilo retro como o Chrysler PT Cruiser, e que a Ford lançasse versões vintage como o Ford GT e o Ford Mustang de quinta geração, que usavam uma interpretação modernizada das linhas de seus ancestrais da década de 60.
Um dos projetos deste tipo menos conhecidos do fabricante de Dearborn foi o Ford Shelby Cobra Concept, apresentado em meados da primeira década deste século. Uma iniciativa que, assim como o Ford GT, tratava de ressuscitar um dos modelos históricos da marca do oval azul, o Shelby Cobra original.
No Salão de Detroit 2004 foi apresentado o atraente concept que aparece nas imagens. Um radical roadster de linhas extremamente simples e que são claramente inspiradas no Cobra roadster desenvolvido entre AC Cars e Shelby American na década de 60, embora com novas proporções, uma imagem muito mais moderna e um desempenho mecânico muito superior.
Este protótipo não era um simples modelo em escala, mas um verdadeiro protótipo funcional que também contava com elementos muito destacáveis. Como é o caso do motor V10 de alumínio com 6.4 litros e 613 cv (605 hp) que se esconde debaixo do capô e que é um dos únicos 4 motores experimentais deste tipo que foram fabricados pela divisão Ford Advanced Powertrain. A transmissão que está acoplada a este bloco V10 é a que mais tarde foi montada nos Ford GT modelos 2005 e 2006.
Considerando suas características e inspiração, um radical roadster aberto inspirado no Shelby Cobra original e dotado de um motor V10 dianteiro, podemos dizer que estamos diante do Dodge Viper da Ford. Pois o modelo fabricado pela Chrysler contava com as mesmas características e idêntica inspiração, pois também prestava homenagem ao Cobra original.
O caso é que este atraente esportivo da Ford não chegou a ver a luz do dia, mesmo não se tratando de um simples exercício de estilo, pois a Ford realmente pretendia comercializá-lo, embora de maneira limitada, uma versão modernizada do Shelby Cobra original.
De modo que a criação do protótipo não se limitou à sua construção artesanal, mas contou com os testes habituais de desenvolvimento, onde inclusive foram incluídas várias jornadas de testes em pista e nas quais também participou o próprio Carroll Shelby, que como era habitual, assinou o protótipo.
Infelizmente, os responsáveis por este projeto não tiveram sorte e como tantas outras iniciativas, o Ford Shelby Cobra teve que ser cancelado devido à crise econômica surgida nessa época. De modo que o projeto simplesmente desapareceu, deixando como prova este radical esportivo, que foi vendido a um alto executivo da empresa.
Portanto, este modelo foi cuidadosamente conservado e agora é parte destacada dos lotes do próximo leilão da Mecum Auctions nos eventos do Monterey Car Week, que acontecerão na península de Monterey (Califórnia) no próximo mês de agosto. Esta é uma das estrelas indiscutíveis do evento e, portanto, não foi revelado seu preço estimado.