FORD X-100 CONCEPT: UM VERDADEIRO ADIANTAMENTO A SEU TEMPO EM TERMOS DE TECNOLOGIA

Há nada menos que 70 anos, no Salão de Chicago de 1952, a Ford revelou um protótipo dos mais inovadores, que dava uma olhada no futuro do automóvel, e fazia isso com uma dotação tecnológica muito avançada para a época.
O protótipo em questão, idealizado como um ‘dream car’ ou carro dos sonhos, foi criado pelo departamento de design da Lincoln, e de fato inicialmente se chamou Lincoln Continental 1950X. A cargo de seu aspecto exterior estava o designer Joe Oros, enquanto que do interior se encarregou John Najjar.
Dado seu design futurista, o modelo acabou não convencendo o público, de modo que a Ford voltou a mostrá-lo em 1953, sendo o protótipo já totalmente funcional. Destacava, por exemplo, seu teto retrátil de vidro, que era de acionamento elétrico, assim como seus bancos aquecidos e de ajuste elétrico, e um telefone no console central.
O carro contava também com soluções como um porta-malas de abertura e fechamento elétrico, que se acionava através de um botão, um sistema de macacos hidráulicos para elevar a carroceria no caso de furo de pneu, um limpador de para-brisas capaz de ejetar água fria ou quente (em função da temperatura exterior) e um barbeador elétrico no porta-luvas.
Entre os traços de design que finalmente chegaram a modelos de produção, talvez o mais significativo é o aspecto das lanternas traseiras, que se tornou popular no Ford Thunderbird em 1961. Outros aspectos, como a cúpula do habitáculo, não prosperaram.
Sob sua chamativa carroceria, este concept escondia um chassi Lincoln com um eixo traseiro De Dion, freios assistidos a tambor e direção assistida, assim como um potente motor V8 para propulsionar o conjunto, que foi modificado para a ocasião.
Estamos falando concretamente de um grande bloco de 5.2 litros aspirado naturalmente que, graças a cinco carburadores e uma nova linha de escape, alcançava cerca de 300 cv de potência, frente aos 160 cv que oferecia o mesmo motor em modelos Lincoln de rua.
O Ford X-100 foi um verdadeiro laboratório sobre rodas em termos de tecnologia, e a Ford o levou a diferentes feiras, incluindo o Salão de Paris, onde o público europeu também pôde desfrutar de suas linhas e inovações. Uma vez terminado seu tour mundial, o modelo foi parar no Museu Henry Ford de Dearborn, Michigan, onde ainda reside.