FREZE NIKROB EV: O ELÉTRICO MAIS VENDIDO DA CHINA CHEGA PARA SER O MAIS BARATO NA EUROPA

No ano passado a Dartz confirmou que pensava reviver o emblema russo Freze para criar uma nova marca de veículos elétricos. A Freze foi o primeiro fabricante russo de automóveis e esteve em operação entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. Naquela época, e como é lógico, se dedicava exclusivamente ao desenvolvimento e fabricação de modelos a combustão, baseados nos primeiros modelos de Karl Benz. Embora nunca chegasse a produzir seus veículos em grande volume, agora seu nome servirá para identificar uma nova linha de veículos alimentados por baterias e o Freze Nikrob EV será o primeiro deles.
Anunciado inicialmente em fevereiro deste ano, o novo Freze Nikrob EV está prestes a iniciar sua jornada europeia na Lituânia e para anunciá-lo a empresa divulgou as primeiras imagens oficiais do seu novo modelo, já que as fotografias divulgadas em fevereiro apenas mostravam um protótipo coberto por vistosos adesivos vermelhos - como aparece nas imagens. De modo que as fotos atuais são as primeiras do elétrico totalmente despido.
Na verdade, o Freze Nikrob EV é o Wuling Hongguang Mini EV que esta joint-venture da General Motors comercializa com grande sucesso na China, pois praticamente desde seu lançamento ocupou o primeiro lugar da lista de modelos elétricos mais vendidos desse gigantesco mercado chinês. Superando mês a mês o modelo mais midiático desse mercado, o Tesla Model 3. Já que desde que iniciou sua produção na fábrica da Tesla em Shanghai, o fabricante americano não parou de ganhar manchetes relacionadas com a comercialização do Model 3.
De modo que este novo utilitário elétrico que começa sua comercialização na Lituânia é na verdade um produto da joint-venture formada entre General Motors, SAIC e Wuling. Para este projeto, a russa Dartz se associou ao encarroçador Nikrob, pois essa sociedade não será limitada apenas a distribuir o modelo, mas pretende montá-lo na Europa com elementos e módulos vindos da China. Mas o modelo resultante não será idêntico ao Wulling original, pois na Europa estreia novos elementos e sistemas de segurança, como o controle de tração, airbags e inclusive faróis LED mais eficientes. Além disso, será comercializado com a opção de 2 e 4 bancos.
O modelo conta com um só motor elétrico montado sobre o eixo traseiro que entrega 27 cv (20 kW) e 85.4 Nm de torque máximo, mas alguns sites especializados europeus afirmam que a cifra de potência é ligeiramente inferior. Embora a nível mecânico todas as versões sejam idênticas, os clientes poderão escolher entre dois pacotes de baterias, de 9.2 e 13.8 kWh, com os quais este pequeno modelo de 2.9 metros de comprimento é capaz de anunciar uma autonomia máxima de 200 km. Apesar do seu tamanho e escassa potência, este modelo é um automóvel real e não um quadriciclo leve, de modo que pode circular por autopista e inclusive alcança uma velocidade máxima de 100 km/h.
Preços do Freze Nikrob EV na Lituânia
- Freze Nikrob EV 9.2 kWh - 9.999 euros
- Freze Nikrob EV 13.8 kWh - 14.999 euros