GAC TIME CONCEPT: UM CONCEPT ELÉTRICO CHINÊS QUE APONTA PARA O FUTURO

O design sempre imperou, é uma das qualidades máximas que brilham em todos os modelos do mercado, em grande parte adiantados por sugestivos concept cars dos quais são tomados detalhes e traços muito concretos, embora em outras ocasiões, e de acordo com a aceitação do público, passam inteiramente à produção, preenchendo as lacunas habituais das normas de segurança. Este não será o caso da avançada antecipação que foi revelada pelos chineses da GAC Motor.
Os chineses sabem que a distinção é mais que importante, especialmente no terreno dos carros elétricos, e muito mais ainda se pretendem ganhar espaço entre a oferta dos modelos zero emissões no mercado europeu. O GAC Time Concept tem certa semelhança com o Mercedes-Benz Vision EQXX, a proposta alemã para seus futuros elétricos. Comparados, ambos os modelos compartilham essa forma lateral aerodinâmica com uma arqueada linha de teto que, no caso do GAC, quase se torna muito mais esticada, conseguindo um coeficiente aerodinâmico mais do que baixo: apenas 0.191x, com marcados ombros pelos quais corre o fluxo de ar.
Este concept propõe detalhes muito chamativos, como a ausência total de pilares. Como podemos ver, a estrutura forma uma só peça que se estende suportando um enorme teto de vidro que começa no para-brisa e vai até a parte posterior. As maçanetas das portas são retráteis e os espelhos retrovisores substituídos por câmeras de alta resolução. Além disso, os faróis dianteiros limitam-se a uma fina faixa de LED, discrição pura que não acontece na traseira, onde as lanternas apresentam diferentes aplicações com um aspecto tridimensional.
A atenção ao detalhe é tal que até as rodas contam com uma tampa integral que não se pode chamar de roda de liga leve. O painel que ocupa seu espaço também conta com uma iluminação especial piscando efeitos luminosos únicos. O espaço interior é acessado através de um par de portas localizadas na lateral esquerda, e de abertura inversa, oferecendo uma grande habitabilidade, mas somente para três passageiros.
O concept da GAC conta com apenas um banco para o condutor, cujos instrumentos digitais aparecem flutuantes, enquanto que a estrutura lateral direita conta com um assento em forma de ‘L’ para dois passageiros. Os chineses da GAC apostam em um nível de tranquilidade a bordo sem igual, de modo que utilizaram a luz LED para criar um ambiente mais acolhedor. A iluminação ambiental se combina com detalhes em ouro rosa e a madeira do piso interior, junto com a atenuação do teto panorâmico, que pode chegar a reproduzir o teto estrelado dos modelos da Rolls-Royce. O que a GAC guarda em segredo são as especificações técnicas deste concept elétrico, embora a empresa também tenha reconhecido que não é um detalhe indispensável de conhecer, uma vez que o modelo não chegará à produção.