GENESIS ELECTRIFIED GV70: UM NOVO SUV ELÉTRICO APRESENTADO NO SALÃO DE GUANGZHOU 2021

A marca de luxo do grupo Hyundai apresentou um novo SUV elétrico - o segundo - aproveitando que o Salão de Guangzhou 2021 decidiu abrir suas portas até o final deste mês de novembro. O novo Genesis Electrified GV70 já é uma realidade depois de um longo período de testes, e de um adiantamento divulgado há apenas alguns dias.
Baseado no GV70 a combustão, esteticamente não apresenta grandes diferenças em relação ao modelo de partida, já que todos os traços específicos são mantidos intactos. O Electrified GV70 se distingue somente por um par de detalhes que compartilha com o sedan elétrico de luxo, o Electrified G80: a fina grade colocada eno centro do para-choque traseiro, a ausência de escapes e de molduras, além da nova grade dianteira fechada, que reproduz o característico desenho de estrias, abrigando também a tomada de carga da bateria.
Por dentro tampouco há mudanças de porte, conservando o painel minimalista do modelo a combustão, embora o revestimento do painel se apresente em uma nova combinação específica no Electrified GV70, que tem muito a ver com a pureza e a máxima sustentabilidade que oferece: um interior batizado como ‘Branco Glacial’. A única modificação é um maior espaço em relação ao modelo a combustão nos lugares traseiros, consequência de ter baixado alguns milímetros o túnel central.
A Genesis anunciou uma só versão mecânica para o novo GV70 elétrico. Em princípio, equipada com dois motores elétricos e tração total que desenvolvem uma potência máxima de 217 cv, com um desempenho mais que suficiente. O sistema dispõe de uma função ‘Boost’ que pode aumentar generosamente a potência e o torque durante alguns segundos, além de contar com uma potente bateria que alimenta o sistema oferecendo uma autonomia máxima de até 500 quilômetros.
Poderoso argumento de venda, como também as vantagens no sistema de carga deste novo Electrified GV70 vão lhe permitir distanciar-se seriamente de sua concorrência. É que, apesar de tratar-se de uma plataforma de combustão tradicional adaptada para o elétrico, os coreanos foram capazes de instalar um carregador de bordo capaz de suportar uma potência de 350 kW, de modo que se pode recarregar até 80% da bateria em menos de 20 minutos. Um sistema que também oferece o equipamento ‘V2L’ que pode carregar ou emprestar corrente elétrica a dispositivos elétricos.
Em princípio, será vendido na Coreia do Sul a partir de 2022, de modo que o equipamento conta com sofisticadas soluções. Por exemplo, uma suspensão eletrônica que adapta as configurações em função da informação da câmera frontal e dos dados do sistema de navegação. Entre outros, também se destaca a frenagem regenerativa inteligente, uma função que depende do estilo de condução, dos dados de navegação em tempo real e das condições da estrada.
O Genesis Electrified GV70 também pode ser conduzido com um só pedal, o do acelerador, bem como com um ou com os dois motores elétricos, o que significa dispor de tração traseira ou integral. Esta função é completamente automática, e na qual o condutor não intervém, pois se baseia em uma estratégia de funcionamento que considera a velocidade e o modo de condução para decidir se conecta ou desconecta um dos motores elétricos, e assim reduzir o consumo de energia da bateria.