GOOGLE DESCARTA A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER UM CARRO AUTÔNOMO PRÓPRIO
Ao contrário do que ocorria com o ‘Project Titan’ da Apple, as informações que surgiam em relação aos avanços da Google no campo da condução autônoma e o desenvolvimento de seu próprio veículo 100% autônomo sempre foram positivas. No entanto, parece que nem tudo o que reluzia era ouro. E embora a Google tenha mostrado grandes avanços na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de condução autônoma com seus protótipos que percorreram mais de 3 milhões de quilômetros, parece que finalmente jogaram a toalha.
Já faz muito tempo que a Google apresentou ao mundo um pequeno e desajeitado protótipo de veículo autônomo denominado ‘Google Pod’. Uma antecipação do que seria o primeiro carro autônomo do gigante da internet. Um projeto muito similar ao da Apple. No final, e segundo a informação confidencial publicada no ‘The Information’, a Google descarta desenvolver seu próprio veículo.
Entretanto, isso não quer dizer que irão abandonar a luta em criar um software e um hardware para que um veículo possa ser conduzido de maneira totalmente autônoma. E nisso seguirão trabalhando. A ideia é associar-se com um ou vários fabricantes para adaptá-lo a seus veículos.
A incursão da Google no setor automobilístico já é uma aposta irrevogável. Hoje já oferecem o Android Auto que compete diretamente com o Apple CarPlay e aos próprios sistemas de infotainment desenvolvidos pelos fabricantes de automóveis. Já há alguns anos, a empresa de Mountain View vem colocando uma quantidade significativa de recursos para ter uma posição dominante no futuro da condução autônoma.
A Alphabet, empresa matriz da Google, planeja redirigir o projeto de construção de um veículo autônomo a outra empresa, para que a Google se concentre exclusivamente no desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma. No final, outro grande da internet vê truncada sua ideia de construir e comercializar seu próprio veículo autônomo.
A nova empresa que a Alphabet colocará em marcha se chamará Waymo e seu CEO será John Krafcik, conhecido por sua passagem pela Hyundai. Em resumo, atualmente a Google conta com uma frota de protótipos dotados de diferentes sistemas de condução autônoma que são conduzidos diariamente por voluntários e pilotos de testes. A empresa vem realizando testes dessa natureza desde o ano 2009. No fundo, a verdade é que construir um carro não é exatamente a mesma coisa que desenvolver um software ou um hardware... cada macaco no seu galho...