GRIFFITH É O NOME DO CARRO QUE MARCARÁ O REGRESSO DA TVR AO MERCADO
A TVR está prestes a voltar ao mercado, recuperando o nome Griffith - um roadster originalmente produzido entre 1991 e 2002. A nova imagem teaser revelada pela marca britânica mostra o modelo que será apresentado no Festival Goodwood Revival no dia 8 de setembro e que chegará ao mercado ainda este ano.
A imagem mostra que o DNA da TVR terá continuidade nessa nova proposta, com elementos como o capô abaulado, entradas de ar de grandes dimensões e teto com ‘bolha dupla’.
Les Edgar, o dono da TVR, declarou à imprensa britânica que o Griffith está mais próximo de um gran turismo do que de um carro tipicamente esportivo, sendo que o objetivo é conceber um modelo confortável e com um design atemporal. No pacote serão incluídos um painel de instrumentos digital e um sistema de infotainment com tela táctil.
Edgar adiantou ainda que o novo modelo de dois lugares terá uma configuração de tração traseira, e que será equipado com um motor V8 5.0 desenvolvido pela Cosworth, com sistema de cárter seco, produzindo cerca de 470 cv, funcionando em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades.
Contará ainda com um chassi de fibra de carbono projetado pelo ex-designer de Fórmula 1 Gordon Murray, que permitirá que o modelo final pese menos de 1.250 quilos. Estas características deverão garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e uma velocidade máxima superior a 320 km/h.
O governo do País de Gales já anunciou que investirá na fábrica da TVR. O Griffith começará a ser produzido no próximo ano e já conta hoje com 400 encomendas. O modelo, que custará cerca de 90 mil libras esterlinas no Reino Unido, terá uma edição de lançamento limitada a 500 unidades. Nos próximos dez anos, a TVR prevê lançar quatro novos modelos.