GRUPO HYUNDAI PRETENDE FABRICAR BATERIAS PARA OS SEUS MODELOS ELÉTRICOS
A Hyundai está trabalhando no desenvolvimento de baterias sólidas no seu centro de pesquisas em Namyang, para tornar-se independente de fornecedores externos, como a LG Chem ou a Samsung.
Conforme a imprensa coreana, que cita fontes internas da Hyundai, o grupo coreano estará em condições de produzir baterias de nova geração a partir de 2025.
“Se os grupos automobilísticos tiverem sucesso na produção em série da próxima geração de baterias, o paradigma da mobilidade elétrica no futuro será alterado”, disse um analista do LG Economic Research Institute, ao jornal The Korea Herald.
As baterias sólidas são consideradas mais seguras que as atuais baterias de íons de lítio de eletrólitos líquidos, porque tem um menor risco de explosão, mas até agora nenhuma empresa conseguiu produzi-las em grandes quantidades e com preços competitivos. Além da Hyundai, a Toyota e a Ford também estão com pesquisas avançadas nesse campo, ao lado da Bosch e da Dyson, que em 2015 pagou 90 milhões de dólares pelo controle de uma startup especializada em baterias sólidas e pretende investir 100 milhões de dólares na construção de uma fábrica.
A Hyundai e a KIA iniciaram no ano passado uma estratégia agressiva para a eletrificação de suas linhas, combinando tecnologias 100% elétricas, híbridas e híbridas plug-in, onde o crossover KIA Niro ou o Hyundai Ioniq são exemplos.