GRUPO VOLKSWAGEN APRESENTA A NOVA PLATAFORMA SSP PARA CARROS ELÉTRICOS

O Grupo Volkswagen está decidido a consolidar-se como um ator de destaque na mobilidade sustentável. Um autêntico colosso do carro elétrico. Para isso, o conglomerado automobilístico alemão acaba de apresentar o plano estratégico NEW AUTO. Um roteiro que coloca no ponto de mira o ano 2030, uma das datas chave para a indústria automobilística europeia.
No âmbito desse evento foram realizados importantes anúncios. Entre outros, foi revelada a arquitetura que será fundamental no futuro mais imediato de cada uma das marcas que compõem o Grupo VAG. Trata-se da nova plataforma SSP. A base sobre a qual se sustentarão os carros elétricos de nova geração.
As siglas SSP fazem referência a Scalable System Platform. Algo que podemos traduzir como plataforma de sistemas escaláveis. Será a plataforma mecatrônica da próxima geração do Grupo Volkswagen e se caracterizará por ser a arquitetura sucessora das atuais plataformas MQB, MSB, MLB, MEB e PPE. A empresa deixará de ter três arquiteturas para modelos com motor a combustão e duas para elétricos, passando a ter apenas uma plataforma para toda sua oferta de produto.
Uma vez concluído o processo de transição, o Grupo Volkswagen terá unificado toda sua carteira de produtos sob a nova plataforma SSP. Agora, com relação à chegada ao mercado dos primeiros veículos elétricos sustentados por esta nova plataforma, a verdade é que será em apenas alguns anos, quando entrarem em cena os primeiros modelos desenvolvidos sobre a nova arquitetura.
O Grupo Volkswagen prevê iniciar a produção de carros elétricos com a plataforma SSP no ano de 2026. A próxima geração de veículos do Grupo será totalmente elétrica, digital e escalável. Ao longo de sua vida útil, estão projetados mais de 40 milhões de veículos sobre esta nova base. E assim como ocorre com a atual plataforma MEB, a futura SSP estará disponível para outros fabricantes.
Markus Duesmann, CEO da Audi, assegurou que a nova plataforma SSP ajudará a reduzir os custos de desenvolvimento e produção: “Apresentar a SSP significa aproveitar nossas forças na gestão de plataformas e desenvolver nossas capacidades, aproveitando para maximizar as sinergias entre marcas e segmentos. A longo prazo, a plataforma SSP reduzirá significativamente a complexidade mecatrônica. Permitirá ao Grupo alcançar seus objetivos financeiros”.
O Grupo Volkswagen investirá por volta de 800 milhões de euros em um novo Centro de P+D localizado em Wolfsburg (Alemanha), onde será projetado o núcleo da plataforma SSP e seus respectivos módulos.