GRUPO VOLKSWAGEN E TATA MOTORS CANCELAM PARCERIA

O grupo Volkswagen, mais concretamente a Skoda, não avançará com a aliança estratégica celebrada com a Tata Motors, uma vez que o projeto para a fabricação de modelos de baixo custo - utilizando a plataforma AMP do grupo indiano - não mostrou custos tão baixos como era esperado.
De acordo com a Automotive News Europe, os responsáveis do grupo VW não descartam, no entanto, a possibilidade de uma possível cooperação, em outros moldes, já que as conversações com o grupo indiano ao longo dos últimos meses foram “intensas e construtivas”.
O projeto conjunto entre Skoda e Tata, inicialmente anunciado em março (veja aqui), visava construir uma base para modelos específicos para os mercados asiáticos (Índia e outros), algo que o grupo VW já tinha tentado com a Suzuki. Entretanto, os responsáveis do grupo alemão esbarraram na necessidade de aumentar o investimento no projeto em 140 milhões de euros, de forma a que os carros pudessem cumprir com as normas de emissões e nos ‘crash tests’.
A Skoda concluiu que será mais viável investir na adaptação da atual plataforma MQB A0 para a Índia do que apostar na transformação de uma base que não é sua. Além disso, a opção pela parceria com os indianos implicaria a necessidade de esperar até ao final de 2019 para o lançamento de um novo carro.
Com esse cenário, a VW terá que apoiar a sua linha de modelos na Índia com base na ‘velha’ plataforma PQ25 até ao final dessa década.