GRUPO VOLKSWAGEN PRETENDE FABRICAR 1 MILHÃO DE MODELOS ELETRIFICADOS ATÉ 2025

O Grupo Volkswagen, com todas as suas marcas, pretende vender 1 milhão de carros eletrificados, híbridos plug-in e elétricos até 2025. Um dos objetivos desses números de vendas é cumprir com as normas de emissões cada vez mais restritas.
Hoje em dia, o Grupo Volkswagen tem à venda dois modelos elétricos, o Volkswagen e-Up! e o e-Golf. A linha de híbridos plug-in é mais ampla, contando com os Volkswagen Golf GTE, Passat GTE, Audi A3 Sportback e-tron, Q7 e-tron quattro, Porsche Panamera S E-Hybrid e Porsche Cayenne S E-Hybrid.
O Grupo Volkswagen estima que para o final de 2016 terão alcançado as 103.000 unidades eletrificadas. O ano passado só o Toyota Prius híbrido plug-in comercializou 75.400 unidades a nível global, enquanto que a aliança Renault-Nissan vendeu 85.000 veículos 100% elétricos. Para cumprir com os objetivos, antes de 2020 o Grupo Volkswagen contará com 20 novos modelos elétricos e híbridos plug-in, incluindo os primeiros Audi e Porsche totalmente elétricos.
Atualmente a Volkswagen está buscando soluções para poder produzir híbridos e híbridos plug-in de uma forma mais rápida e barata. Por enquanto o grupo alemão tem capacidade para fabricar 75.000 desses veículos ao ano, que no caso dos Golf híbridos e elétricos, levam 5% a mais de trabalho nas linhas de montagem que os modelos convencionais. Essa capacidade poderá triplicar com facilidade, segundo a empresa.
Uma das chaves para que o Grupo Volkswagen possa desenvolver modelos híbridos e elétricos mais rapidamente e de uma forma mais econômica é o lançamento da nova plataforma MEB que está sendo desenvolvida, para contar com uma base padronizada para os principais modelos eletrificados. Atualmente todos partem de modelos que foram projetados pensando nos motores à combustão tradicionais, o que não é o ideal.