GRUPO VOLKSWAGEN REFORÇA SUA APOSTA NOS MODELOS HÍBRIDOS
- Na reunião anual do grupo VW para apresentar os resultados de 2014, os responsáveis pelo gigante da indústria automobilística mundial aproveitaram a oportunidade para deixar claro que a aposta nos modelos elétricos e na célula de combustível continuará, e com força total
“A Porsche vai lançar nos próximos anos um modelo totalmente elétrico e os estudos da célula de combustível a hidrogênio serão acelerados para que a médio prazo possamos ter um VW, um Audi e um Porsche com este tipo de motorização.” Foi Ulrich Hackenberg, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo, quem fez a revelação quando mostrou um quadro com o futuro dos modelos elétricos e a hidrogênio que o grupo está pensando em lançar nos próximos anos. Alguns dados ainda estavam cobertos no gráfico apresentado, mas sabe-se que um deles é um modelo da Porsche para rivalizar com a Tesla.
Não há confirmação oficial desse modelo ou que tipo de carro será, mas tudo indica e algumas fontes internas da Porsche confirmam, será um cinco portas similar ao Panamera, mas de menores dimensões.
Já no caso da VW, o modelo alimentado por célula de combustível a hidrogênio será de tração dianteira tendo como base a plataforma MQB, pois esta foi desenhada para abrigar todo o tipo de propulsores: gasolina, diesel, gás natural, híbrido Plug-in, elétrico a baterias ou a hidrogênio. Já as datas para o lançamento do modelo ainda não foram reveladas.
Como já havíamos informado, o novo Audi A8 foi atrasado para que o departamento de pesquisa e desenvolvimento pudesse introduzir as mais recentes tecnologias. Assim, o rival do Mercedes S Class e do BMW Série 7, terá condução autônoma. Como a tecnologia ainda é muito cara, só poderá estar presente no topo de linha, mas no final desta década poderá aparecer incluída na nova versão da plataforma MQB, que está sendo preparada. Isto quer dizer que depois do A8 em 2016, o Golf e o Passat poderão até 2020, oferecer também a opção de condução autônoma.