GTbyCITROËN: CONCEBIDO PARA UM VIDEOJOGO, TORNOU-SE REALIDADE

Em toda sua história, a Citroën nunca comercializou um modelo superesportivo ou um GT. No entanto, no Salão de Genebra de 2001 apresentou o protótipo Citroën Osée, que havia sido projetado junto com a casa italiana Pininfarina.
O Citroën Osée nunca foi fabricado em série, mas a marca francesa voltou à carga no ano de 2008 com o protótipo GTbyCitroën, apresentado no Salão de Paris. Este concept tampouco deu lugar a um GT de produção, mas neste caso pelo menos se tornou um carro funcional.
Para entender o projeto GTbyCitroën, primeiro é preciso conhecer Takumi Yamamoto. Este designer japonês estudou na Universidade de Arte Zokei de Tokyo e na Universidade de Coventry, no Reino Unido, e trabalhou no grupo PSA entre 2001 e 2012. Primeiro trabalhou no estúdio de Carrières-sous-Poissy, antes de unir-se às equipes de design da Citroën em 2006.
Yamamoto era muito próximo ao estúdio Polyphony Digital e ao seu presidente Kazunori Yamauchi, o pai do videojogo Gran Turismo. Juntos queriam desenvolver um carro GT da marca Citroën que seria incluído no Gran Turismo 5 Prologue.
A Citroën só soube desse projeto muito mais tarde, já que para acrescentar este esportivo ao videojogo era preciso obter a permissão da marca.
Em dezembro de 2007, os jogadores japoneses puderam conduzir este Citroën GT, que foi lançado no PlayStation 3 e que posteriormente apareceria no Gran Turismo 5 (lançado em novembro de 2010).
Esta criação chamou a atenção da Citroën, até o ponto de decidir criar um protótipo funcional do carro. A empresa Estech foi a encarregada de dar vida ao GT, mas teria que ser rápido porque faltavam poucos meses para o Salão de Paris.
Em apenas oito meses, o acordo estava fechado e o GTbyCitroën poderia ser exibido com orgulho no Salão de Paris. Era, por assim dizer, a principal atração daquela edição do evento francês.
O modelo media 4.96 m de comprimento, 2.08 m de largura e 1.09 m de altura. Ao contrário do modelo virtual, que contava com quatro motores e 789 cv, e era alimentado por uma célula de combustível, a Citroën colocou um motor V8 no carro porque não era possível trasladar o powertrain do carro virtual ao mundo real.
Contataram a Ford, que aceitou fornecer o motor V8 de 5.4 litros do Ford GT. Não produz a mesma potência que o carro do jogo, já que o GTbyCitroën da vida real se conforma com apenas 640 cv. Há que ter em conta que esta versão térmica foi integrada posteriormente no jogo, mas produzia somente 500 cv.
Durante muito tempo pensava-se que este concept seria produzido, inclusive em uma série muito limitada. Mas o fabricante francês decidiu o contrário e o GTbyCitroën nunca foi fabricado nem foi vendido a alguns poucos clientes muito ricos. Naquela época, a imprensa automobilística estimava que o esportivo francês poderia ser montado em algumas poucas dezenas de unidades e ser vendido por cerca de 1 ou 2 milhões de euros.
O GTbyCitroën passou a fazer parte da reserva do Conservatório Citroën. Ficará apenas como uma doce lembrança na memória de quem cruzou com ele durante as breves saídas à estrada aberta nas cidades de Pares, Londres e Madrid.