Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. HÁ EXATAMENTE 30 ANOS SAÍA DA LINHA DE MONTAGEM O ÚLTIMO CITROËN 2CV

Notícias

HÁ EXATAMENTE 30 ANOS SAÍA DA LINHA DE MONTAGEM O ÚLTIMO CITROËN 2CV

27/07/2020

Voltar
HÁ EXATAMENTE 30 ANOS SAÍA DA LINHA DE MONTAGEM O ÚLTIMO CITROËN 2CV

O último Citroën 2CV saiu da linha de montagem no dia 27 de julho, exatamente há 30 anos. Este fato colocou o fim em uma história de sucesso em Mangualde, Portugal, uma história de êxitos que começou no Salão de Paris de 1948.

Quando foi apresentado pela primeira vez, o Citroën 2CV surpreendeu o mundo com seu design incomum, sua construção, sua versatilidade e sua economia extrema. A tecnologia, que era muito avançada naquela época, também impressionou os clientes, que incluía a tração dianteira, a suspensão e o motor de 2 cilindros refrigerado a ar.

O elevado número de pedidos fez com que o 2CV se tornasse rapidamente um modelo fundamental na sociedade e agora é um dos ícones da história do automóvel, um daqueles modelos que marcou um antes e um depois.

O Citroën 2CV foi projetado especialmente para o público em geral em um momento em que o automóvel ainda era um objeto de luxo. Era um veículo barato com características inovadoras, não um automóvel médio de tamanho reduzido. A Citroën começou a desenvolver o 2CV em meados da década de 1930.

O modelo devia ser capaz de acomodar dois agricultores com botas, parte da colheita, um barril de vinho e mover-se a 60 km/h usando somente 3 litros de combustível a cada 100 km. O modelo tinha que oferecer um conforto máximo que permitisse transportar uma cesta de cheia de ovos que sobrevivesse a uma viagem por estradas de terra cheia de buracos.

Com sua baixa velocidade, seu equipamento simples e seu preço reduzido, o ‘Toute Petite Voiture’ era um modelo para todos, tanto para a cidade como para o campo. O TPV com motor refrigerado a água estava pronto em 1939 e seria apresentado naquele mesmo ano. Devido ao começo da guerra, o Salão de Paris não aconteceu e os 250 protótipos já construídos foram descartados ou escondidos.

Depois da guerra a Citroën retomou o trabalho. O Citroën 2CV, um modelo completamente revisado em comparação com o TPV, foi apresentado no dia 7 de outubro de 1948 no Salão de Paris.

O primeiro sedan pequeno com tração dianteira oferecia espaço suficiente, não tinha pretensões, era agradável e econômico. O modelo logo em seguida já conquistou o público. O Citroën 2CV se tornou a expressão de uma nova filosofia do transporte privado, um veículo para as pessoas e um símbolo de liberdade e alegria.

Devido às escassas matérias primas, a Citroën inicialmente só pôde produzir um pequeno número de unidades. Isso deu como resultado listas de espera de até seis anos. O preço de compra do Citroën 2CV era muito baixo, assim como os custos de manutenção devido à tecnologia simples que utilizava.

A carroceria de aço de quatro portas do Citroën 2CV não foi projetada para ser autoportante, e como a maioria das peças adicionais, era presa ao chassi. No lugar de um teto fixo feito de aço, o veículo era equipado com um teto de enrolar feito de vinil para tornar o veículo mais leve.

O comportamento do Citroën 2CV se caracterizava por uma mobilidade todo-terreno relativamente boa e também por uma inclinação lateral considerável nas curvas. Devido ao seu baixo peso, o motor boxer localizado na parte baixa e o tanque de combustível baixo, tornavam o centro de gravidade muito interessante, de modo que era quase impossível capotar. Inicialmente, todos os veículos eram equipados com freios a tambor. A partir de 1981 foram instalados os freios a disco dianteiros.

O novo motor boxer de 2 cilindros refrigerado a ar contava com uma cilindrada inicial de 375 cm3 que desenvolvia 9 cv e era equipado com uma transmissão de quatro velocidades. A mecânica foi evoluindo e com o passar dos anos apareceu um motor de 602 cm3 incorporado no Citroën 2CV de 1970. Essa nova mecânica inicialmente oferecia 28 CV.

A versão comercial era baseada no 2CV e foi introduzida na primavera europeia de 1951. A versão comercial se diferenciava do modelo de quatro portas a partir do pilar B e contava com um espaço de carga em forma de caçamba. O modelo contava com duas portas traseiras. A furgoneta de distribuição baseada no 2CV, frequentemente era usada no serviço público, por exemplo, no serviço de resgate em estradas francesas ou como veículo postal na Bélgica.

O modelo se tornou imediatamente um sucesso de vendas. Depois que o último 2CV saiu da linha de montagem da planta da Citroën em Mangualde (Portugal) no dia 27 de julho de 1990, o modelo se converteu em um veículo ‘cult’.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter