HACKROD: UM PROJETO QUE PERMITIRÁ AO CLIENTE PROJETAR SEU PRÓPRIO CARRO

Nos primeiros anos da história do automóvel, os fabricantes não produziam carrocerias. Esse trabalho era realizado pelos encarroçadores, que recebiam o chassi com a mecânica já instalada e se encarregavam da montagem final da carroceria e do interior. Em alguns casos, era o próprio cliente que escolhia o encarroçador, mas a chegada do chassi monocasco, em meados do século XX, foi o fim dessa prática.
É exatamente isso o que pretende recuperar esse projeto, devolver ao cliente o controle do projeto de seu veículo. É claro que não se trata evidentemente de modelos generalistas e por isso o modelo virtual apresentado como exemplo se trata precisamente de um esportivo.
Essa iniciativa tem o nome de Hackrod e se encontra nesse momento buscando financiamento para o seu projeto em plataformas de crowdfunding. A tecnologia que propõem se baseia em um software que ainda não foi criado e que permitirá aos clientes, de uma maneira muito simples, projetar de maneira online seu próprio veículo.
A empresa anuncia que terá à disposição do cliente uma série de modelos já projetados para que sejam efetuadas modificações se o cliente assim desejar, no entanto, a partir de um chassi e mecânicas padronizadas, o cliente sempre poderá modificar o projeto.
A empresa não falou sobre as especificações por enquanto, já que o projeto se encontra realmente em suas etapas iniciais, mas sobre o papel já foi projetado o seu primeiro modelo, o La Bandita Speedster, que aparece nas imagens. O carro nasce após a digitalização de um chassi de competição que permite múltiplas modificações em sua carroceria. Uma vez escolhido o design, este é impresso em 3D, por isso que as possibilidades são muito amplas.
O envolvimento do cliente termina com o design exterior e a seleção das diferentes especificações disponíveis. Todo o trabalho de engenharia, como a integração dos diferentes componentes, será responsabilidade da própria plataforma digital. Por enquanto parece ser uma grande e atrativa ideia, mas ainda sem uma data de chegada.