HAVERÁ UMA NONA GERAÇÃO DO VOLKSWAGEN GOLF E SERÁ ELÉTRICA

Em uma época de mudanças como a da atual transição elétrica, dentro da Volkswagen fizeram uma clara aposta na família ID, que estrutura a linha de modelos de zero emissões da empresa. Esta direção gerou dúvidas sobre o que acontecerá com modelos icônicos como o Volkswagen Golf, já que existe um elétrico ocupando seu segmento (o ID.3), mas a marca alemã esclareceu as dúvidas: haverá uma nona geração do compacto e será elétrica.
Claro, ainda falta um bom tempo para chegarmos a vê-la, já que se espera que a geração atual esteja à venda até 2027 ou 2028.
Thomas Schäfer, Diretor de Operações da Volkswagen, falou com os britânicos da Autocar durante o Salão de Los Angeles, deixando muito claro qual será o caminho a seguir para o icônico compacto da marca.
“Existe uma ligação entre Volkswagen e ID, e não há necessidade de cancelá-la. Temos marcas icônicas, como Golf e GTI. Seria uma loucura deixá-las morrer ou escapar. Seguiremos com a lógica da ID, mas os modelos icônicos terão um nome”, declarou Schäfer.
Aliás, concluiu que “não deixaremos que o nome do Golf se perca, de nenhuma maneira”, e apontou o caso do ID. Buzz como um exemplo de elétrico que tem um nome em lugar de apenas um número.
A dúvida, no entanto, está no fato de se tratar de uma van de nova criação, enquanto que o Golf, em princípio, ocupa o mesmo segmento que o Volkswagen ID.3. Entretanto, a partir da marca não veem dessa maneira, considerando que são modelos diferentes de segmentos diferentes, que há espaço para os dois na linha e que na realidade “o ID.3 nunca foi um sucessor do Golf, seria mais como um Golf Plus”.
Desta maneira, Schäfer também especificou o posicionamento deste Golf elétrico, que aparentemente se situará entre o ID.3 e o ID.1, o utilitário de zero emissões que será fabricado na planta espanhola do Grupo VAG em Martorell, junto com o Cupra Rebel.