HONDA CLARITY MOVIDO A HIDROGÊNIO ESTÁ PRONTO PARA DESPEDIR-SE DO MERCADO

O Honda Clarity, um dos poucos carros movidos a hidrogênio que podemos encontrar no mercado, sairá pela porta dos fundos muito em breve. Do distante e exótico Japão chegam informações que colocam data de caducidade à jornada comercial desse veículo. A Honda encerrará a produção do Clarity Fuel Cell antes do final deste ano.
Esta relevante decisão se engloba em um plano estratégico de redução de custos que elimina da oferta os modelos com baixa demanda, para destinar todos esses valiosos recursos ao processo de eletrificação que a empresa está realizando. Um roteiro onde, por enquanto, não há espaço para um veículo de passeio propulsionado por célula de combustível de hidrogênio.
A versão de célula de combustível de hidrogênio do Honda Clarity iniciou sua jornada comercial em 2016. No entanto, vários aspectos atrapalharam as possibilidades de sucesso deste modelo. Fora do Japão, a comercialização do Clarity Fuel Cell esteve limitada a muito poucos lugares. Por exemplo, nos Estados Unidos, um dos principais mercados para os carros de hidrogênio, só podia ser adquirido na Califórnia e através da modalidade de leasing.
Se a isso somarmos a escassa rede de pontos de reabastecimento, seu preço e seu desempenho, estamos diante de uma ‘tempestade perfeita’. A nível global e durante todo este período de tempo foram comercializadas cerca de apenas 2.000 unidades. O processo de produção do Clarity acontece no Japão, mais concretamente nas instalações da Honda em Sayama, próximo de Tokyo.
Para demonstrar do que era capaz no âmbito da mobilidade sustentável, a Honda foi um passo além e sobre a base do Clarity desenvolveu duas versões adicionais. Um híbrido plug-in e um elétrico. No caso do modelo totalmente elétrico, deixou o mercado no primeiro trimestre do convulsionado ano de 2020. Por sua parte, a versão híbrida plug-in terá seu futuro ligado ao modelo de hidrogênio. Ou seja, também encerrará sua produção e se despedirá dos concessionários no final do ano.
A Honda optou por estabelecer uma aliança estratégica no campo da célula de combustível de hidrogênio com um dos gigantes da indústria automobilística, a General Motors. Apesar da decisão de eliminar o Clarity de sua linha, a Honda planeja seguir colaborando com a GM no desenvolvimento de veículos de célula de combustível e analisará o lançamento de modelos de nova geração.
Nos últimos tempos Hyundai e Toyota, outras referências no setor do hidrogênio, haviam superado de maneira clara a Honda com seus respectivos carros de célula de combustível. Tanto o Hyundai Nexo como o Toyota Mirai (que recentemente estreou geração), colhem cifras de vendas muito aceitáveis.