HONDA CLARITY ELECTRIC: O SEDAN 100% ELÉTRICO NÃO ESTÁ MAIS DISPONÍVEL
O Honda Clarity é um verdadeiro carro-chefe quando se trata de mobilidade sustentável. Sobre um mesmo veículo a Honda desenvolveu três versões mecânicas: uma versão totalmente elétrica, uma híbrida plug-in e uma mais futurista, de célula de combustível de hidrogênio. No entanto, e apesar de todo o empenho colocado pelo fabricante japonês no momento da criação deste sedan, as vendas não acompanham.
Um dos motivos pelo qual o Honda Clarity Electric teve um notável fracasso foi, sem dúvidas, a sua autonomia. Quando o modelo estreou em 2007 no âmbito do Salão de New York, a oferta de carros elétricos não era tão ampla. A chegada de novos modelos mais avançados tecnologicamente significou a estocada definitiva para o modelo plug-in da Honda.
Debaixo da carroceria do Clarity Electric se encontra uma bateria de íons de lítio de 25.5 kWh, que alimenta o motor elétrico de 120 kW (163 cv). Em termos de autonomia, homologa pobres 143 km com uma só carga. Embora conte com um interior com capacidade para cinco passageiros adultos e um preço relativamente ‘acessível’, a verdade é que não teve nenhuma oportunidade de lidar com outros veículos elétricos mais avançados.
Já não é possível encontrar o Clarity Electric no configurador do site americano da Honda. No entanto, o Clarity Plug-in Hybrid e o Clarity Fuel Cell continuam estando disponíveis. Além disso, lembramos que recentemente o Clarity Fuel Cell foi atualizado com a chegada do ‘Model Year 2020’. Durante o ano passado foram comercializados um total de 11.654 unidades do Clarity, o que significa uma queda de 42% em relação ao exercício anterior.
Das três versões, a híbrida plug-in é a mais demandada da linha Clarity. Também devemos levar em conta que o Clarity Electric só era oferecido na modalidade de leasing na Califórnia e no Oregon, enquanto que o Clarity Fuel Cell se limitava à Califórnia. O modelo híbrido plug-in está disponível em todo o território americano por um preço de saída de 33.400 dólares.
Depois da saída pela porta dos fundos do Clarity Electric e tendo em conta que o novo Honda e não chegará aos Estados Unidos, por enquanto a Honda fica sem carros elétricos em sua linha para este importante mercado.