HYUNDAI CASPER: UM NOVO SUV COM POUCO MAIS DE 3.5 METROS

A febre dos SUVs não distingue região, preço nem tamanho. O Hyundai Casper é uma clara amostra disso. Trata-se de um ‘micro SUV’ desenvolvido a partir da plataforma do i10, que põe o olho nas grandes cidades e em clientes que buscam algo mais que um simples veículo urbano.
A peculiaridade do seu design é uma de suas principais cartas de apresentação. Em vez de vestir o i10 com acessórios off-road, a Hyundai preferiu projetar desde o zero o Casper e dotá-lo de uma personalidade própria dentro da linha. Seu traço mais forte são os grandes faróis redondos incrustados na frente, dentro do painel da grade. As luzes de condução diurna são delgadas e vão na borda do capô, assim como acontece em outros SUVs da marca coreana.
Seu perfil quadrado, o perímetro enquadrado por plástico preto e as barras do teto delatam sua intenção de pertencer ao universo dos crossovers, embora suas dimensões o coloquem em dúvida, já que mede 3.595 mm de comprimento e sua distância entre os eixos é de apenas 2.400 mm. É ligeiramente mais curto que um i10, e notavelmente menor que um Grand i10.
A Hyundai por enquanto não divulgou imagens do interior, embora se espere um habitáculo muito similar ao do i10, mas com um estilo mais minimalista que encaixe com os últimos lançamentos globais da marca. É provável que a semelhança no perfil e na traseira do Casper com o Ioniq 5 também se reflita no design do interior.
A plataforma sobre a qual o Casper foi desenvolvido é a K1 da Hyundai-KIA, compartilhada com i10, Grand i10 e Picanto, de modo que a oferta de motores será muito parecida. Na Coreia do Sul oferecerá duas opções de um motor de 3 cilindros e 1.0 litro, que na versão aspirada entregará 77 cv e na turbo alimentada produzirá 100 cv. Para a Índia se espera o motor de 1.2 litros e 4 cilindros de 85 cv.
Tudo indica que a produção do Hyundai Casper começará na Coreia do Sul em meados deste mesmo mês de setembro, para ser lançado localmente em outubro e continuar sua expansão a outros mercados asiáticos durante a reta final do ano e início de 2022.