HYUNDAI COMPRA A FÁBRICA DA GENERAL MOTORS NA RÚSSIA

No último mês de agosto houve um interessante relato que revelava a intenção da Hyundai em ficar com um centro de produção de veículos da General Motors na distante Rússia. Pois bem, a aquisição destas instalações materializou-se e, desta maneira, o grupo coreano eleva seu compromisso e aposta no mercado automobilístico russo.
A Hyundai acaba de comprar a fábrica da General Motors em San Petersburgo, próximo da fronteira da Rússia com a Finlândia. Yulia Tikhonravova, porta-voz da Hyundai na Rússia, confirmou à imprensa russa que o processo de aquisição foi completado com êxito.
A fábrica da General Motors, agora propriedade da Hyundai, tem uma capacidade de produção anual de até 100.000 veículos. Sua construção foi feita em 2008 e foi fechada em 2015 por causa do plano da GM de reduzir suas operações internacionais. Além disso, naquela época, a indústria automobilística na Rússia atravessava uma série de problemas.
Alexey Kalitsev, Chefe da Hyundai Rússia, assegurou que neste momento encontram-se analisando os diferentes cenários de uso para estas instalações: “Em relação à planta de Shushary, de fato é nossa segunda planta, agora estamos trabalhando em possíveis cenários para utilizar este ativo”.
Neste momento, devemos considerar que Hyundai e KIA já fabricam carros em território russo. E mais, a fábrica russa operada atualmente pelo conglomerado automobilístico coreano Hyundai-KIA é capaz de produzir mais de 200.000 veículos por ano. Portanto, a fábrica de San Petersburgo terá um papel secundário.
A Lada domina com punho de ferro o mercado russo. Hyundai e KIA são as duas únicas marcas que são capazes de rivalizar de verdade com fabricante russo. Durante o último ano de 2019 ambas as marcas coreanas foram capazes de vender mais de 400.000 carros novos através dos concessionários russos. A Lada, a marca mais vendida, superou a barreira das 360.000 unidades comercializadas. Modelos como o Hyundai Creta e o KIA Rio são autênticos best-sellers.