HYUNDAI CONSIDERA FUNDIR AS DENOMINAÇÕES i40 E SONATA

O Hyundai Sonata é um velho conhecido. A primeira vez que pudemos vê-lo foi em 1985, quando na época o sedan médio foi lançado na Coreia para brigar com o Daewoo Royale.
No Salão de Barcelona 2011, foi apresentado o Hyundai i40, o mesmo veículo, mas desta vez projetado pensando especialmente nos consumidores europeus, e por isso não tem muitas influências do design asiático. Na Europa foi comercializado inicialmente em uma versão station-wagon e só depois como sedan. Até hoje, o i40 continua brigando no competitivo segmento D. Entretanto, a denominação Sonata não desapareceu, pois continua sendo comercializado em outros mercados mundiais. Dessa forma, a marca conta com dois modelos no mesmo segmento, com características técnicas muito similares e diferentes nomes.
No entanto, a Hyundai está reestruturando suas operações para continuar crescendo a nível global. O melhor exemplo temos com o SUV Tucson. Depois de uma geração chamando-se assim, sua denominação foi substituída em alguns mercados por iX35, para voltar a ser substituída por Tucson novamente. Segundo informou a marca, era uma questão de marketing, pois nos Estados Unidos gostam de nomes e na Europa as nomenclaturas. Dessa forma, se levarmos em conta que o principal mercado desse SUV são os Estados Unidos, era obvio que prevaleceria a denominação Tucson.
Pois bem, com os i40 e Sonata estaria ocorrendo algo similar. Segundo parece, ambos os modelos estão sobre a mesa de design dos engenheiros coreanos. Com essa manobra, no lugar de ter dois modelos no mesmo segmento, com características similares, passariam a ter somente um. Isso também passaria com sua denominação comercial, mas não se sabe qual delas irá prevalecer.
Hoje em dia, nos Estados Unidos os sedans são bem mais aceitos que na Europa, por exemplo. Sendo assim, provavelmente o nome i40 voltará à gaveta prevalecendo a denominação Sonata. Contudo, a atualização de ambos os modelos está prevista para o final do próximo ano (2019), de modo que todas as possibilidades estão abertas. Veremos como solucionarão essa questão, pois Sonata ou i40, continuará sendo vital para as vendas globais da Hyundai.