HYUNDAI CURB CONCEPT: EM 2011 ADIANTAVA A IMAGEM FUTURA DOS SUVS COREANOS

Agora que os SUVs urbanos estão tão na moda, convém dar uma olhada para trás, aproximadamente uma década, para constatar que na época alguns fabricantes como a Hyundai já pensavam nos denominados UAV (Urban Activity Vehicle). Efetivamente, estamos falando do avô do Bayon, o Hyundai Curb Concept, apresentado no Salão de Detroit de 2011.
O Curb Concept foi um exercício de estilo criado no Centro de Design da Hyundai na Califórnia e representava os valores pelos quais hoje entendemos como um SUV urbano. Além disso, o Curb foi o banco de testes do atual Hyundai Blue Link e das tecnologias de conectividade modernas do fabricante coreano.
Este protótipo apostava no denominado design ‘Tough Tech’, que poderíamos resumir em um interior de alta tecnologia, combinado com um exterior robusto, vestido com linhas futuristas, embora sem ser extravagantes.
Na parte frontal, chamavam a atenção os sinuosos faróis principais, de diodos luminosos, com um design estilizado e um chamativo tom azulado, característico das posteriores versões ecológicas do fabricante coreano. As lanternas de LED também exibiam uma linha muito fina, reproduzindo um perfil em forma de ‘T’.
Em relação ao interior, vários detalhes chamavam poderosamente a atenção no painel do Curb Concept. O design do console central é futurista, com uma grande tela de 12 polegadas e manejo táctil. O condutor tinha diante de si um pequeno painel de instrumentos digital, que se completava com um volante multifuncional, cujo braço principal integrava os comandos do sistema multimídia.
O seletor da transmissão automática ‘Direct Shift Gearbox’ estava perfeitamente integrado na parte esquerda do console central, oferecendo uma disposição elevada, o que facilitava seu acionamento por parte do condutor. Também não passa por alto o desenho dos quatro bancos, com apoios de cabeça integrados, e a inclusão de um generoso teto solar panorâmico.
Outros aspectos chamativos eram a grande tela do sistema de projeção de informação (Continental Reflective Head Up Display), assim como uma grande capacidade de carga, que incluía elementos tão marcantes como um bagageiro retrátil e um porta-bicicletas extraível.
Quanto à parte mecânica, a Hyundai equipou o Curb Concept com um motor a gasolina da família ‘Gamma’, com 1.6 litros, injeção direta de combustível (GDI) e um turbo compressor, que oferecia uma potência máxima de 175 cv e 230 Nm de torque. Esta mecânica também se beneficiava de um sistema automático de parada e arranque do motor (ISG), com o qual o consumo médio em estrada alcançava os 17.2 km/l.
Como dizíamos, este protótipo adiantava os inícios do Blue Link. Este sistema de conectividade permitia conhecer a localização da pessoa que chamava, identificando-o como um ponto de interesse (POI). Dessa forma, a localização se convertia no destino escolhido para o sistema de navegação.
Além disso, graças à função Blue Link Location Sharing, o condutor podia compartilhar sua localização em tempo real com seus conhecidos através das redes sociais. Assim, tanto o condutor como seus conhecidos podiam estar localizados, como pontos de interesse, no próprio sistema de navegação do veículo.