HYUNDAI DESENVOLVE TELAS TÁCTEIS PARA O VOLANTE DE DIREÇÃO
Já faz vários anos que as telas tácteis ganharam um espaço nos carros e embora sejam muitos os modelos que integram uma tela táctil no console central, também há vários modelos que contam com uma interface diferente, como é o caso do sistema Connected Drive da BMW, que recorre a um comando de tipo dial, o iDrive.
Embora já estejamos acostumados, talvez uma tela táctil não seja a opção mais conveniente quando falamos de possíveis distrações, sendo nesse sentido mais eficiente um sistema como o da BMW, e inclusive ainda mais os avançados sistemas de controle por voz que muitos veículos utilizam.
Mas os engenheiros da Hyundai parecem decididos a ir mais além, instalando telas tácteis sobre o volante, com o propósito de substituir os botões característicos dos volantes multifuncionais.
Por enquanto trata-se somente de um protótipo que a marca coreana criou em 2015, e vem aperfeiçoando desde então, com o propósito de integrar essa tecnologia no futuro em algum de seus modelos de produção.
A Hyundai afirma que se trata de um sistema que conseguirá reduzir as distrações. De acordo com o fabricante, as duas telas tácteis sobre o volante variam a pressão oferecendo um feedback ativo.
O sistema se completa com uma instrumentação digital configurável com gráficos em três dimensões, além da habitual tela do sistema de infotainment situada no console central.
Não sabemos se essa ideia chegará finalmente à produção, mas pelo menos essa é a ideia. Algumas marcas tiveram que recuar após ter introduzido alguns controles tácteis, como ocorreu com a Honda com o atual Civic, que em sua atualização de meio ciclo de vida retornou com o controle de volume por dial que havia perdido com a chegada da geração atual, após os clientes se queixarem de sua complicada interface.