HYUNDAI E SUPERNAL APRESENTAM O CONCEITO DE CABINE DE VEÍCULO eVTOL

A Supernal apresentou esta semana seu primeiro conceito de cabine de veículo eVTOL no Salão Aeronáutico Internacional de Farnborough.
O eVTOL oferece uma primeira visão de como o Hyundai Motor Group está integrando os recursos automotivos para desenvolver o mercado da mobilidade aérea avançada (AAM).
A Supernal se associou com os estúdios de design do Grupo para criar o conceito de cabine, enquanto a empresa trabalha para certificar seu veículo eVTOL para seu uso comercial nos Estados Unidos a partir de 2028, na UE e no Reino Unido pouco depois. Além do veículo, a Supernal está colaborando com sócios externos e com as mais de 50 filiais do Grupo - que abrange os setores automotivos, componentes automotivos, construção, robótica e a condução autônoma - para co-criar de forma responsável a ampla cadeia de valor da AAM.
“Para que a Mobilidade Aérea Avançada se converta em um modo de transporte generalizado, cada detalhe - desde a experiência do passageiro até as normas e e infraestrutura - deve ser abordado desde o princípio e trabalhar em uníssono. Aproveitando os recursos de mobilidade do Hyundai Motor Group, a Supernal está investindo tempo e recursos adiantado para assegurar que a indústria possa escalar as massas nas próximas décadas e alcançar seu emocionante potencial”, disse Jaiwon Shin - Presidente do Hyundai Motor Group e CEO de Supernal.
Aproveitamento do design automobilístico
O conceito de cabine de cinco lugares da Supernal dá pistas sobre como a empresa está aproveitando os processos e materiais do design de automóveis - cumprindo ao mesmo tempo as normas de segurança mais restritas da aviação comercial - para otimizar a experiência dos passageiros do AAM e seu preço. O design encarna a filosofia da biomimética - uma borboleta neste caso - e os pilares da empresa: segurança acima de tudo, projeto centrado no ser humano e responsabilidade com o meio ambiente.
“A Supernal está colaborando com os melhores designers de automóveis do Grupo Hyundai Motor para desenvolver nosso veículo eVTOL com a finalidade de que seja fabricado e tenha uma ampla aceitação por parte do público. Estamos tomando o tempo necessário para criar um eVTOL comercial seguro e leve que proporcione a nossos futuros passageiros a segurança e a comodidade que encontram em seus próprios carros”, ainda Jaiwon Shin - Presidente do Hyundai Motor Group e CEO de Supernal
A equipe de engenheiros e designers utilizou o enfoque de design redutor da indústria automobilística para criar a cabine interior leve, que é feita de fibra de carbono forjada. Os bancos de contorno ergonômico oferecem um ambiente similar a um casulo para os passageiros. Os consoles suspensos dos bancos imitam os consoles centrais dos automóveis e oferecem uma estação de carga e um compartimento para guardar objetos pessoais. Os apoios integrados nas portas da cabine e nos encostos dos bancos ajudam a entrar e sair. Uma combinação de luzes - incluindo as luzes superiores inspiradas nos tetos solares dos automóveis - se ajusta às distintas etapas do voo para emular um efeito de ‘terapia de luz’. A distribuição da cabine se inspira na inovação do espaço dos automóveis, com uma antepara reduzida ao mínimo, que permite um generoso espaço para a cabeça e as funcionalidades do pacote.
Com a sustentabilidade como prioridade, o conceito de cabine incorpora materiais como o termoplástico avançado reforçado com fibra de carbono reciclável, couro durável de origem vegetal, tecido de plástico reciclado e madeiras de origem responsável. As armações dos bancos também utilizam a matéria prima que sobra do processo de fabricação da fuselagem.
“O veículo Supernal eVTOL se baseia na competência do Hyundai Motor Group e nas habilidades de experimentados designers de automóveis, o que nos permitiu desenvolver um novo conceito de mobilidade aérea que não só é seguro e racional, mas também altamente emocional”, disse Luc Donckerwolke - Diretor de Criação do Hyundai Motor Group.
Desenvolver a mobilidade aérea além dos mercados urbanos
O Grupo está aproveitando suas amplas capacidades de mobilidade e habilitação da mobilidade para desenvolver uma família de veículos aéreos elétricos, assim como a cadeia de valor circundante.
Como complemento ao veículo eVTOL a bateria da Supernal, projetado para as viagens de passageiros dentro da cidade a partir de 2028, a divisão do Grupo com sede na Coreia, centrada na mobilidade aérea regional, está desenvolvendo um veículo de tamanho médio impulsionado por hidrogênio para as viagens regionais - de cidade para cidade - de carga e passageiros. A Divisão tem previsto colocar em serviço seu veículo de hidrogênio na década de 2030.
A Supernal e a Divisão estão colaborando com as equipes de inovação de fabricação do Grupo em todo o mundo para criar um sólido processo de fabricação de AAM de alta velocidade e qualidade que produza veículos aéreos elétricos em grande escala, a um preço cada vez mais acessível, nas próximas décadas.
“O Hyundai Motor Group está trabalhando para aproveitar as sinergias entre as capacidades de fabricação de alta taxa do setor automotivo e os altos padrões de certificação da indústria aeroespacial para construir a base para o uso diário dos veículos aéreos de passageiros e de carga”, concluiu Jaiwon Shin - Presidente do Hyundai Motor Group e CEO de Supernal.