HYUNDAI GRAND i10 COMEÇOU A SER MONTADO NO EQUADOR
A Automóviles del Ecuador S.A. (AYMESA) começou a montar em sua planta de Quito o Hyundai Grand i10 em sua versão de cinco portas. Trata-se da versão com carroceria estendida do i10, um modelo que até agora só era fabricado na Índia.
O Hyundai Grand i10 foi apresentado na Índia em 2013 e já se encontra muito próximo de finalizar seu ciclo de vida, já que a nova geração do modelo se encontra atualmente terminando suas últimas etapas de desenvolvimento.
No entanto, a marca coreana decidiu que o veterano Hyundai Grand i10 começará a ser montado na planta da AYMESA no Equador, sob o formato CKD, ou seja, com peças provenientes da planta da Hyundai na Índia.
A fábrica de Quito planeja montar por volta de 6.000 unidades do Hyundai Grand i10 neste ano de 2019. Um dos principais objetivos fixados pela Hyundai para a planta do Equador é a exportação à Colômbia, um mercado onde este pequeno modelo conta com boas vendas.
O Hyundai Grand i10 chegará à Colômbia a preços competitivos, já que entre ambos os países existe um acordo comercial que contempla uma tarifa preferencial. Além disso, serão evitados os altos custos associados à importação a partir da Índia.
O Grand i10 que será montado no Equador inclui as mais recentes atualizações estéticas que o modelo recebeu na Índia.
Na parte mecânica não haverá diferenças em relação ao modelo que até o momento procedia da Índia, já que debaixo do capô a única alternativa será o motor 1.2 Kappa 16V que desenvolve 87 cv de potência e um torque máximo de 120 Nm, surgindo acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
As versões equipadas com a transmissão automática, além das versões com carroceria sedan, continuarão sendo importadas da Índia como até agora.