HYUNDAI HCD-5 CROSSTOUR CONCEPT: UM PROTÓTIPO QUE FUNDIA OS ASPECTOS DE SEDAN, PERUA E CROSSOVER

O ano de 2000 pode parecer não muito distante, mas a verdade é que já passaram 22 anos desde que a Hyundai apresentou no Salão de Chicago um curioso protótipo chamado Hyundai HCD-5 Crosstour, com um design dos mais chamativos.
O concept car em questão apareceu em cena justamente quando a febre pelos crossovers havia apenas arrancado, e em uma época em que os automóveis eram muito diferentes entre eles, ao contrário dos dias de hoje, que cada vez são mais e mais similares entre si.
O modelo de cinco portas tinha como objetivo impulsionar precisamente o segmento dos SUVs, mas desafiando o design dos modelos mais tradicionais, fundindo aspectos de sedan, perua e crossover em uma mesma carroceria.
Os engenheiros da marca coreana idealizaram um curioso design de portas do tipo suicida (de abertura inversa), que também eliminava o pilar central, o que facilitava o acesso ao habitáculo e dava um ar de maior amplitude ao interior do protótipo.
O design esteve a cargo do estúdio americano da marca, o Hyundai California Design Studio, e se destacava por uma parte frontal muito pouco convencional e por uma linha de cintura muito baixa, com formas também nada habituais.
Debaixo do capô do modelo, a Hyundai instalou um motor V6 de 2.7 litros, com uma potência por volta de 180 cv, que eram enviados exclusivamente às rodas traseiras, através de uma transmissão automática.
Infelizmente não temos imagens disponíveis do interior deste HCD-5 Crosstour, embora saibamos pela informação oficial que incorporava uma pequena televisão no console dianteiro, que só funcionava com o veículo parado.
Além disso, para os lugares traseiros, também havia outra tela, projetada para poder reproduzir CD, DVD e inclusive fitas VHS... que tempos...