HYUNDAI IMPLANTARÁ O SERVIÇO DE TRANSPORTE AUTÔNOMO ROBORIDE SERVICE

A Hyundai anunciou que colocará em testes o serviço de transporte de automóveis RoboRide em Gangnam, Seul (Coreia do Sul), utilizando veículos elétricos com bateria IONIQ 5.
O RoboRide piloto será o primeiro serviço de transporte em carro com veículos de condução autônoma que funcionará em Gangnam, uma das zonas mais congestionadas da área metropolitana de Seul.
Para o serviço piloto, o Grupo obteve uma autorização temporária de operação de condução autônoma do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte (MOLIT) da Coreia. Colaborará com a Jin Mobility, uma empresa coreana que gerencia a plataforma de mobilidade de aluguel de carros ‘i.M.’, baseada na inteligência artificial. A Jin Mobility será encarregada de operar as duas unidades IONIQ 5 RoboRide em seu aplicativo i.M. O Grupo também tem previsto ampliar o serviço piloto, ao mesmo tempo que segue desenvolvendo a tecnologia de condução autônoma tendo em conta diversas condições, como a estabilidade da condução.
“No Hyundai Motor Group, estamos desenvolvendo uma tecnologia de condução autônoma de nível 4 baseada no Sistema Avançado de Ajuda à Condução (ADAS) desenvolvido internamente, cujo funcionamento e segurança são verificados através da produção em massa e um lançamento comercial bem-sucedido. Esperamos que este serviço piloto do RoboRide seja um importante ponto de inflexão que nos permita internalizar a tecnologia de condução autônoma”, disse Woongjun Jang - VP Sênior e Chefe do Centro de Condução Autônoma do Hyundai Motor Group.
“Temos reforçado nossas capacidades trabalhando na pesquisa e no desenvolvimento com instituições relevantes. A partir do serviço piloto do RoboRide em colaboração com o Hyundai Motor Group, esperamos liderar o panorama da mobilidade do futuro. Colocaremos todo nosso empenho na criação de sinergias através deste serviço piloto”, informa Lee Seong-wook - Diretor geral da Jin Mobility.
Através deste serviço piloto, o Grupo espera coletar valiosos dados de condução autônoma e planeja seguir desenvolvendo a tecnologia de condução autônoma de nível 4 para navegar com segurança e flexibilidade em ambientes urbanos complicados.
Para se preparar para um ambiente de condução tão complicado, o Grupo também trabalhou com o Governo Metropolitano de Seul para estabelecer um sistema que possa conectar os sinais de trânsito com os veículos autônomos. Também foram coletados muitos dados de condução desde 2019, testando a condução autônoma na zona de Gangnam.
Além disso, o Grupo proporcionará um sistema de assistência remota ao veículo desenvolvido internamente para garantir a segurança. O sistema supervisiona o estado da condução autônoma, o veículo e a rota, e apoia a viagem com funções de assistência remota, como a mudança de faixa em circunstâncias nas quais a condução autônoma não seja factível. Baseado na tecnologia de condução autônoma de nível 4, um veículo RoboRide detectará, tomará decisões e controlará seu próprio estado de condução, enquanto que seu condutor de segurança só intervirá em condições limitadas.
O serviço piloto RoboRide funcionará das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, para minimizar as possíveis inconveniências na estrada. Poderão viajar até três passageiros, enquanto que um condutor de segurança estará no veículo para atender a qualquer emergência. O Grupo planeja operar um serviço de demonstração inicial para um pessoal selecionado internamente, e em seguida ampliar os objetivos do serviço piloto aos clientes em geral no futuro.
Para celebrar o serviço piloto, Won Hee-ryong, Ministro da Terra, Infraestrutura e Transporte da Coreia do Sul, e Oh Se-hoon, prefeito da cidade de Seul, foram os primeiros clientes a testar o veículo RoboRide.