HYUNDAI LANÇA O ‘HYDROGEN VISION 2040’ PARA POPULARIZAR O CARRO A HIDROGÊNIO

A Hyundai é um dos fabricantes de automóveis que mais forte vem apostando no hidrogênio. A marca coreana está decidida a fazer do carro a hidrogênio uma solução de mobilidade igualmente válida em relação ao carro elétrico de bateria. Para isso, apresentou o plano estratégico ‘Hydrogen Vision 2040’. Um ambicioso roteiro que inclui novas tecnologias e soluções de mobilidade no transporte e outros setores industriais.
Em nome do Hyundai Motor Group, a marca Hyundai confirmou todo o vapor de sua maquinaria com o objetivo de realizar uma ofensiva de produto e tecnologias baseadas no hidrogênio. Vem aí novos veículos propulsionados por um sistema de célula de combustível onde o hidrogênio é o grande protagonista. Este grupo automobilístico coreano entrou no setor do hidrogênio em 1998 com o desenvolvimento de seu primeiro veículo FCEV. Agora, está pronto para elevar seu compromisso.
Os sistemas de células de combustível de hidrogênio não só são utilizados em turismos e veículos comerciais, como também têm o potencial de serem implementados em diversas aplicações, como veículos de alto desempenho, robôs, mobilidade urbana, aviões e grandes barcos. E esse é um dos objetivos que foram estabelecidos pela Hyundai no plano estratégico Hydrogen Vision que coloca seu ponto de mira no ano de 2040 como ‘parada final’ no roteiro que será percorrido.
O Grupo Hyundai planeja lançar em 2030 um sistema de célula de combustível de nova geração. Uma nova geração de sua tecnologia de hidrogênio que permitirá reduzir o preço e ao mesmo tempo melhorar a confiabilidade e o volume de produção do mesmo. Para esse ano, a Hyundai prevê que o preço de um carro movido a hidrogênio se equipare ao de um elétrico a bateria.
Aquela que será a terceira geração do sistema de célula de combustível de hidrogênio da Hyundai ainda está em desenvolvimento. Uma vez finalizado o desenvolvimento, estará em condições de ocupar o lugar da tecnologia utilizada atualmente e que podemos encontrar no Hyundai Nexo, um dos carros de hidrogênio mais vendidos a nível global. No evento onde foi apresentado o plano ‘Hydrogen Vision 2040’, a empresa apresentou duas versões da célula de combustível de terceira geração: 100 kW e 200 kW.
A versão de 100 kW (136 cv) é 30% mais compacta que o sistema utilizado atualmente. Esta redução de tamanho é crucial para que possa ser aplicada a um maior número de veículos e aplicações. Por sua parte, a versão de 200 kW (272 cv) foi projetada especialmente para veículos comerciais e seu tamanho é similar ao sistema usado pelo Nexo. No entanto, a potência de saída foi duplicada.
No âmbito do Hydrogen Wave, o evento onde a Hyundai apresentou seu plano ‘Hydrogen Vision 2040’, foram dadas diversas chaves sobre os futuros veículos de hidrogênio que serão introduzidos pela empresa. A visão do grupo coreano passa por aplicar sua nova tecnologia a uma longa lista de veículos, incluindo esportivos de alto desempenho.
Trailer Done. O concept Trailer Done é um sistema de transporte de contêineres impulsionado por hidrogênio capaz de funcionar de forma totalmente autônoma. Assegura uma autonomia de 1.000 quilômetros.
e-Bogie. O termo ‘bogie’ provem da indústria ferroviária. Os bogies ferroviários são chassis auxiliares de rodas que se colocam debaixo de cada vagão de trem. O novo e-Bogie de célula de combustível se coloca debaixo do contêiner como um bogie de trilhos e se trata de um sistema completamente fechado. O concept car Trailer Done necessita de dois e-Bogies, o que lhe proporciona uma grande manobrabilidade. O e-Bogie não é exclusivo do Trailer Done.
Vision FK. A nova geração de célula de combustível é igualmente aplicável a veículos de alto desempenho. O Vision FK é um concept car de esportivo híbrido alimentado por hidrogênio. Tem uma potência máxima de 500 kW (680 cv) e pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Sua autonomia supera os 600 quilômetros e apresenta uma configuração de tração traseira.
Rescue Drone. Este drone de resgate combina um e-Bogie de célula de combustível para criar um drone voador que pode ser operado de forma remota e autônoma. Tem um sistema de direção independente para manobras de giro. Sua autonomia alcança os 500 km no melhor dos casos.
H Moving Station. A estação móvel H é um veículo pesado equipado com instalações de reabastecimento para veículos FCEV.
RHGV. O veículo de resgate gerador de hidrogênio fornece energia aos veículos para brindar assistência urgente em áreas remotas fora da estrada. O carregador portátil para veículos elétricos oferece alimentação simultânea monofásica de 220 V e trifásica de 380 V.